O Pseudo-Sítio Arqueológico da UFMG

– Paulo Roberto Antunes Aranha el tal

Resumo

A construção de um pseudo-sítio arqueológico, ou sítio arqueológico controlado, foi realizada na Estação Ecológica da Universidade Federal de Minas Gerais com o objetivo de simular um sítio arqueológico natural. Tal criação será importante para o aprimoramento de estudos arqueológicos em Minas Gerais. Além dos métodos clássicos de pesquisas arqueológicas, métodos geofísicos serão testados no pseudo-sítio como norteadores em pesquisas do gênero no Brasil e em especial na Zona da Mata Mineira. O pseudo-sítio consiste em uma cava de 9m², circundada por uma faixa de 1m de largura, o que determina uma área de estudo de 25 m². Foi criado um mapa contendo o entorno da cava e as posições das peças dispostas no seu interior. Dentre os artefatos estão fragmentos de vasos cerâmicos de diversas dimensões, ossadas de animais, vasos cerâmicos de diversos tamanhos e em posição espaçadas de forma irregular.

Palavras-chave: Pseudo-sítio arqueológico, sítio arqueológico controlado, Arqueologia, Zona da Mata mineira

Abstract

The construction of a pseudo-archaeological site, or a CATs – Controlled Archaeological Test Site – was set up at the Ecological Station of the Universidade Federal de Minas Gerais in order to simulate a natural archaeological site. Such establishment will be of paramount importance to the improvement of archaeological studies in Minas Gerais, Brazil. In addition to the classical methods of archaeological research, geophysical methods will be tested in the pseudo site as to guide future studies in this area in Brazil and especially in Zona da Mata region. The pseudo-archaeological site consists of a 9m2pit surrounded by a 1m wide area, that sums up to 25 m2 study area. A topographical map was created containing the pit as well as the positions of the pieces arranged inside the pit. Amongst these artifacts are fragments of pottery vessels of different sizes, animal carcass and pottery vessels of varying sizes and irregularly positioned.

Key words: pseudo-archaeological site, CATS, Controlled Archaeological test
site, Zona da Mata region