Festival Jovem

O público infantil é convidado a integrar o Festival de Inverno da UFMG, que nesta edição abre um espaço só para a criançada. Serão realizadas oficinas de arte, de filosofia e de ciências, além de um piquenique temático, destinados a crianças de 4 a 7 anos de idade. É importante ressaltar que as crianças inscritas no Festival Jovem devem participar de todas as atividades a seguir, não sendo permitida a inscrição em atividades isoladas.

Obrigações dos pais ou responsáveis:

1. Após receber a confirmação da inscrição, enviar cópia da certidão de nascimento do menor e a autorização disponibilizada no site para o e-mail festivaldeinverno@ufmg.br
2. Assinar o termo de responsabilidade, no primeiro dia da oficina, informando dados importantes sobre a criança, tais como restrição alimentar, alergia e tipo sanguíneo.
3. Enviar diariamente, com a criança, um lanche leve e frio para o intervalo do turno da manhã.
4. Enviar, ainda, uma refeição fria para o horário de almoço, caso seja de seu interesse. O responsável pode também buscar a criança ao término das atividades matinais (11h45) e trazê-la de volta ao local das oficinas às 14 horas.

Observações:

• Os alimentos (lanche e refeição) serão acondicionados em geladeira, sem possibilidade de aquecê-los para consumo.
• As crianças, nos horários do lanche e do almoço, terão o acompanhamento de monitores.

Vagas: 20
Período de realização: 20 a 24 de julho
Horário: 8h30 às 11h45 e 14h às 17h30
Carga horária: 38 horas
Material do aluno: roupa leve e confortável, garrafinha com água, lanche para a criança (somente na parte da manhã), instrumentos musicais (livre). Além disso, é desejável que a criança leve uma lata vazia de metal (Nescau, Neston, Mucilon, etc.)
Local: prédio do Teatro Universitário – sala Paula Lima
Classificação etária: 4 a 7 anos

A criança e o corpo: Experiências para dançar
Por meio da corporeidade, as crianças experimentam o mundo à sua volta, estabelecendo relações de intervenção e de aprendizagem constante. Com a Dança, essas experiências se potencializam, já que a linguagem corporal trabalhada de maneira intencional e estética abre espaço para momentos de brincadeiras, expressividade e liberdade nas criações. Pensando nisso, a oficina busca introduzir alguns elementos da Dança (noções de consciência corporal e elementos de Laban, entre outros), trazendo para a cena – e como protagonista – o próprio corpo das crianças: espontâneo, criativo e disponível para novas experiências.

Professora
Marlaina Fernandes Roriz (BH) – Possui graduação em Dança, Licenciatura e Bacharelado pela UFV (2010) e Mestrado em Ensino de Arte pela UFMG (2014). É professora efetiva de Dança no Centro Pedagógico da Escola de Educação Básica e Profissional da UFMG, desde 2014. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Docência em Dança e atua principalmente nas seguintes áreas: ensino de dança, linguagem corporal, formação de professor, educação infantil e processos criativos em Dança.

Jogos e brincadeiras no teatro
Nesta atividade, as crianças experimentarão brincadeiras tradicionais e jogos teatrais e exercitarão coletivamente a imaginação, o corpo e a voz.

Professores
Grupo Serelepe (EBA/UFMG) – Formado em 2005, graças ao programa de rádio Serelepe – uma pitada de Música Infantil, que vai ao ar até os dias de hoje pela Rádio UFMG Educativa 104,5 FM, o Grupo Serelepe (EBA/UFMG) é composto por Reginaldo Santos, Cris Lima, Gabriel Murilo e Eugênio Tadeu. Faz parte do Movimento Brasileiro da Canção Infantil e do Movimento da Canção Infantil Latino-americana e Caribenha. Institucionalmente, é um projeto de extensão vinculado ao curso de Graduação em Teatro da Escola de Belas Artes da UFMG, onde Eugênio Tadeu (coordenador do grupo) é professor. Desde 2010, o Serelepe ministra oficinas para crianças e adultos, tendo sempre o brincar como fio condutor. Foi também neste ano que o grupo começou a idealizar o espetáculo-cênico musical Locotoco, inspirado em canções e brincadeiras tradicionais, recolhidas em diferentes regiões do Brasil e da América Latina. Em 2014, o espetáculo foi registrado no CD homônimo. Ao longo desses anos, o grupo se apresentou com espetáculos e ministrou oficinas de jogos e brincadeiras em cidades como Belo Horizonte, Juiz de Fora, São Paulo, Ribeirão Preto, Piracicaba (Brasil), Valparaíso (Chile), Santa Fé (Argentina), Montevidéu (Uruguai), Medellín, Bogotá e Melgar (Colômbia).

A experiência do pensar, pensar a experiência
A intenção desta atividade é aproximar as crianças à experiência filosófica em um marco de jogo. O grupo será incentivado a brindar ferramentas de pensamento crítico e a refletir sob diversos temas a partir de contos, de poesias e de obras de arte.

Professor
Maximiliano Lionel Durán (RJ) – Pós-doutorando em Educação pela UERJ, Doutor em Filosofia (UBA), Graduado em Filosofia (UBA), Professor da Universidad de Buenos Aires, Professor de Ensino fundamental, Coordenador de filosofia com crianças na Escuela de Capacitación del a Ciudad Autónoma de Buenos Aires.

Leves cantos – Musicalização infantil
A ideia é levar a criança a vivenciar sua musicalidade, de maneira divertida e leve, através do canto, de instrumentos pentatônicos e de brincadeiras musicais. A oficina envolve atividades que podem despertar um mundo belo, cheio de possibilidades sonoras e de fantasia natural dessa fase, como sentir os tons, tocar e cantar músicas pentatônicas, que caracterizam os primeiros sete anos de vida de uma criança.

Professora
Adriana Soares (BH) – Licenciada em Música pela Universidade do Estado de Minas Gerais. É flautista doce e transversal desde a infância. Atualmente estuda Antroposofia em São Paulo e atua como professora de Música na Pólen Escola Waldorf (Colégio Rudolf Steiner de Minas Gerais) em Nova Lima, onde também é regente da Orquestra experimental da Escola. Atuou como atriz e flautista na Espanha em 2008 e na Alemanha em 2006.

A luz na infância
A oficina trabalhará, com uma abordagem lúdica, o encanto que as várias formas de luz trazem para as crianças. Com histórias, brincadeiras e confecção de lanternas a criançada será convidada a brincar com as possibilidades de iluminar.

Professores
Cristiano Diniz (BH) – Formado em Artes Cênicas pela UFMG, foi professor temporário do curso de Graduação em Teatro da UFSJ e da escola COOPEMIG. Trabalha como ator, dublador, iluminador, cenógrafo e performer. Já trabalhou como Coordenador Técnico dos festivais FETO (2010-2014), Festival de Artes Cênicas de João Monlevade (2011), Diálogos Cênicos (2014) e A-Mostra.Lab (2012-2014). Hoje é também ator convidado da Cia Pierrot Lunar, iluminador dos grupos Cia Garabateios e do Grupo Trampulim. Também tem outros trabalhos envolvendo cinema, teatro, dança e performance.

Eliezer Sampaio dos Santos Júnior (UFMG) – Técnico em Eletrônica, ator, iluminador formado no Curso Técnico de Teatro pelo CEFAR – Centro de Formação de Atores da FCS. Experiências profissionais – Coordenação Técnica e Artística do FETO – Festival Estudantil de Teatro, desde 1999; integrou a equipe técnica do Festival de Inverno da UFMG em suas 37ª, 38ª, 40ª e 41ª edições, realizadas em Diamantina/MG; Assistente Técnico do 7º FIT-BH; participou da equipe técnica do Espetáculo TABU, do Grupo Trama – Festival de Itaúna.

Física para criança
Nesta oficina, as próprias crianças constroem experimentos divertidos e aprendem, através deles, de forma simples e prática, tópicos de física, química, matemática e biologia. Ao final do trabalho de construção, os experimentos serão levados por elas e utilizados como brinquedos pedagógicos com a finalidade de estimulá-las a olhar com bons olhos para as ciências, aguçar-lhes a curiosidade e a visão crítica sobre os fenômenos científicos vividos no dia a dia.

Professor
Juares Dutra da Silva (BH) – Licenciado em Física pela UFMG (2006), é também Mestre em Educação – Ensino de Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (2012). É co-autor do livro Aerodescobertas: explorando novas possibilidades, publicado pela Fundação Ciência Jovem (2006) e co-autor de artigo do livro Tecnologias computacionais e práticas educativas inclusivas: perspectivas de trabalho em escolas e instituições acadêmicas, publicado pela CRV em 2012.

Performance
A oficina levará as crianças a descobrirem, de forma lúdica, em atividades individuais e em grupo, elementos da plasticidade e das potências do espaço. Serão criados espaços, composições e objetos originais com a utilização de caixas e colagens.

Professor
Eugênio Paccelli Horta (UFMG) – Graduado em Desenho pela UFMG, Mestre e Doutor em Arte e Educação pela Escola de Belas Artes da UFMG, com participação no Programa de Doutorado Sanduíche (PDSE, CAPES) na Facultat de Bellas Artes da Universidade de Granada, Espanha. Atualmente, é professor adjunto II da UFMG. Desenvolve trabalhos e pesquisas com ênfase em desenho, atuando principalmente nos temas arte, corpo, desenho, movimento e dança. Participou de exposições e de eventos no Brasil e no exterior como artista plástico e performer.

Piquenique temático
A partir da relação da nutrição com vivências educativas e artísticas, a proposta é promover uma atividade lúdica, envolvendo as crianças em uma experiência de convívio por meio de um piquenique temático.

Professora
Carol Gualberto (UFMG) – coreógrafa da Escola de Belas Artes da UFMG, Mestre em Literatura, Especialista em “Dança Contemporânea”, Bacharel e Licenciada em Dança. É também cantora e escritora. Tem realizado estudos sobre nutrição e alimentação saudável.