Organização

47º Festival de Inverno da UFMG

‘Apropriação e Transformação dos Espaços da Cidade e da Universidade’

17 a 25 de julho de 2015 – Belo Horizonte/MG

Promoção: Universidade Federal de Minas Gerais
Realização: Diretoria de Ação Cultural – DAC
Reitor da UFMG: Prof. Jaime Arturo Ramírez
Vice-reitora: Profa. Sandra Goulart Almeida
Diretora da DAC: Leda Martins
Diretor Adjunto da DAC: Fernando Mencarelli

Direção geral do Festival: Leda Martins e Fernando Mencarelli
Coordenação Geral: Ernani Maletta e Mônica Medeiros Ribeiro
Coordenação do Projeto Especial: Fabrício Fernandino
Produção Executiva e Coordenação Administrativa: Rossilene Azevedo Rossi Diana
Coordenação de Compras: Isabella Dometila Martins de Assis
Coordenação de Comunicação e Mídias Sociais: Marcílio Lana
Coordenação Financeira: Vera Lúcia Magalhães Silva
Coordenação de Infraestrutura: Alberto Antônio de Oliveira e Eliane Aparecida Ferreira
Coordenação de Produção de Eventos: Rosângela da Silva Santos
Produção: Márcia Fonseca Rocha e Mary do Carmo Silva Ramos
Assessoria à Coordenação geral: Denise Lopes Leal e João Gabriel Marques Fonseca
Plano de Comunicação, Planejamento de Comunicação, Produção jornalística, Projeto gráfico e Site: Centro de Comunicação – Cedecom.
Apoio administrativo: Isabella Damasceno Sampaio e Thobila Gabriela de Lima Costa
Apoio à produção de eventos: Leandro Silva e Wesley Villagrán
Apoio à comunicação: Clara Braga, Adrielle Hister e Amanda Almeida
Revisora de texto: Sara Meynard Begname

Coordenação Geral
Ernani Maletta (UFMG)

Professor da EBA/UFMG – Teatro e PPG Artes. Diretor cênico e musical, ator e cantor. Doutor em Educação, sua pesquisa acadêmica focaliza a vocalidade e a musicalidade da polifonia cênica. É reconhecido pela intensa participação na criação de diversos espetáculos de Teatro em âmbito nacional e internacional. Vem atuando ativamente na Itália desde 2010, tanto na criação quanto na formação artística, ao lado da renomada artista e pesquisadora italiana Francesca Della Monica. De 1993 a 2011, atuou continuamente no Festival de inverno da UFMG, seja como professor, coordenador de área ou subcoordenador geral.

Mônica Medeiros Ribeiro (UFMG)
Atriz, artista de dança, Doutora em Artes pela UFMG. Professora do Departamento de Fotografia, Teatro e Cinema da EBA/UFMG, da Pós-Graduação em Artes da EBA, e do mestrado ProfArtes (UFMG). Ex-integrante do Grupo Oficcina Multimédia (BH) e do Taller del Sótano (MEX/DF). Foi preparadora de atores e assessora de movimento de diversos grupos teatrais no Brasil e no exterior, como Oficcina Multimédia, Galpão, Teatro de Ciertos Habitantes, Alícia Sanchez e Grupo 3 de Teatro. Uma das criadoras do Curso de Dança da UFMG, foi também coordenadora e criadora da Especialização em Crítica e Produção Cultural (IEC/PUCMinas). Subcoordenadora da Área de Artes Cênicas da 37ª e da 38ª edições (2005/2006) e Coordenadora da mesma área da 39ª e da 40ª edições (2007/2008) do Festival de Inverno da UFMG.

Coordenação do Projeto Especial
Fabrício José Fernandino (UFMG)
Escultor e professor Adjunto de Escultura da EBA/UFMG. Graduado em Pintura e em Escultura, Mestre em Artes Visuais e Doutor em Artes pela EBA/UFMG. Atua intensamente nas áreas artística, acadêmica e de extensão da UFMG, bem como em atividades ligadas ao ensino, à pesquisa e a orientações, coordenando projetos nacionais e internacionais e participando de representações dentro e fora da Universidade.

Apoio institucional: Biblioteca Central, CAC, Cecom, Cedecom, Cedeplar, Centro Cultural UFMG, Coltec, Conservatório UFMG, Copeve, Copi, Diretoria de Tecnologia de Informação, Escola de Belas Artes, Escola de Música, Espaço do Conhecimento UFMG, Faculdade de Educação, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Faculdade de Letras, Faculdade de Medicina, Faculdade de Odontologia, Instituto de Geociências, Museu de História Natural e Jardim Botânico, Projeto Manuelzão, Pró-Reitoria de Administração, Pró-Reitoria de Extensão, Pró-Reitoria de Graduação, Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Teatro Universitário.

Diretoria de Ação Cultural
Av. Antônio Carlos, 6627
CEP 31270-901 − Belo Horizonte – MG
Telefone: (31) 3409-6410
E-mail: festival@dac.ufmg.br