Fóruns de diálogo

Trata-se de um diálogo que será estabelecido em torno de um subtema diretamente relacionado ao tema maior do 47o Festival de Inverno da UFMG, isto é, a Transformação e Apropriação dos Espaços da Cidade e da Universidade. Inicialmente, o público assistirá ao debate entre dois ou três convidados; em certo momento, será oferecida a duas ou três pessoas do público – que então se prontificarem – a possibilidade de participar ativamente do diálogo, integrando-se ao grupo formado pelos convidados.

Local: pátio interno do Conservatório UFMG
Classificação etária: a partir de 16 anos

Arte, sociedade e juventude (Projeto Especial)

Data: 20 de julho
Horário: 18 horas

Moderador
Ernani Maletta (UFMG) – Professor da EBA/UFMG – Teatro e PPG Artes. Diretor cênico e musical, ator e cantor. Doutor em Educação, sua pesquisa acadêmica focaliza a vocalidade e a musicalidade da polifonia cênica. É reconhecido pela intensa participação na criação de diversos espetáculos de Teatro em âmbito nacional e internacional. Vem atuando ativamente na Itália desde 2010, tanto na criação quanto na formação artística, ao lado da renomada artista e pesquisadora italiana Francesca Della Monica. De 1993 a 2011, atuou continuamente no Festival de inverno da UFMG, seja como professor, coordenador de área ou subcoordenador geral.

Debatedores
Tânia Mara Lopes Cançado (UFMG) – graduada em Música pela UFMG, é também pesquisadora e pianista, com mestrado e doutorado pela Universidade de Shenandoah – VA, USA. Professora de piano e criadora do Centro de Musicalização Infantil da Escola de Música da UFMG. Professora visitante no Centro Latino Americano da Universidade Católica de Washington DC / USA. Mentora do Projeto Cariúnas junto à Sociedade Artística Mirím de Belo Horizonte (Centro de treinamento e formação nas áreas de música, dança e esportes para crianças carentes). Na Escola de Música da UFMG, foi coordenadora do Centro de Musicalização Infantil (1985 a 1990), vice-Diretora (1986 a 1990) e Diretora (1990 a 1994). Coordenou a da área de música no Festival de Inverno da UFMG, em 1988. Foi vice-presidente da Cultura Artística de BH – 1993 a 1995. Diretora Administrativa do Projeto Cariúnas e membro da Câmara da Indústria de Cultura da FIEMG.

Márcio Lima (BH) – Artista e pedagogo. Foi professor de Música e regente do Coral Canarinhos de Itabirito; criador e regente do Coral Infanto-Juvenil feminino “Vozes em Canto”, da mesma cidade; professor de flauta doce em Congonhas/MG; professor de Música no Projeto “Fica Vivo”, do governo de Minas; professor de musicalização e flauta doce no Projeto “Revitalização da Música e Teatro” na cidade de Conceição do Mato Dentro; idealizador e professor do Projeto “Despertar”, Itabirito/MG e do Projeto “Fuim”, em Ouro Preto e Cachoeira do Campo. Atualmente é professor de Música e flauta doce no CRAS (Centro de Referência e Assistência Social). É professor e regente do Coral Canto Crescente – projeto vinculado ao Museu do Oratório de Ouro Preto/MG. Como artista, foi músico fundador da Orquestra Experimental da UFOP, atual Orquestra Ouro Preto (2000 a 2009).

Samira Ávila (BH) – Atriz, diretora, professora e gestora cultural, atualmente é diretora do projeto voltado para juventudes PlugMinas – Centro do Formação e Experimentação Digital. Atuou por dez anos no programa de arte-cidadania Valores de Minas como educadora (2005/2009), coordenadora da área de teatro (2006/2009), gerente executiva (2010/2013) e diretora artística (2008/2014). Ministrou cursos de atualização em teatro para professores de arte da rede estadual de ensino de Belo Horizonte e curso de metodologia do ensino do teatro para a formação de agentes culturais no Programa Multiplicadores de Arte e Cultura. Como diretora, seu último trabalho foi Zanzar e como atriz Fala Comigo como a Chuva (prêmio de Melhor Atriz no Usiminas/Sinparc e Sesc/Sated) e Servidão (indicada ao prêmio de Melhor Atriz no Usiminas/Sinparc). Fundou e integrou o Grupo Espanca! com o espetáculo Por Elise e Amores Surdos. Fez parte da Odeon Companhia Teatral e do Grupo Oficcina Multimédia.

O espaço da universidade na cidade e da cidade na universidade

Data: 21 de julho
Horário: 18 horas

Moderadora
Mônica Medeiros Ribeiro (UFMG) – Atriz, artista de dança, Doutora em Artes pela UFMG. Professora do Departamento de Fotografia Teatro e Cinema da EBA/UFMG, da Pós Graduação em Artes da EBA, e do mestrado ProfArtes(UFMG). Ex-integrante do Grupo Oficcina Multimédia (BH) e do Taller del Sótano (MEX/DF). Foi preparadora de atores e assessora de movimento de diversos grupos teatrais no Brasil e exterior como Oficcina Multimédia, Galpão, Teatro de Ciertos Habitantes, Alícia Sanchez, Grupo 3 de Teatro. Uma das criadoras do Curso de Dança da UFMG, foi também coordenadora e criadora da Especialização em Crítica e Produção Cultural (IEC/PUCMinas). Subcoordenadora da Área de Artes Cênicas da 37ª e 38ª edições (2005/2006) e Coordenadora da mesma área da 39ª e 40ª edições (2007/2008) do Festival de Inverno da UFMG.

Debatedores
Christine Greiner (SP) – professora doutora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP. Coordena o curso de graduação em Comunicação e Artes do Corpo, que ajudou a criar. Desenvolve sua pesquisa na área de comunicação, com enfoque em estudos interdisciplinares do corpo. É parceira de trabalho de Helena Katz, com quem desenvolve o conceito de Teoria Corpomídia. É especialista em estudos do corpo no Oriente e teve dois de seus pós-doutorados realizados no Japão. É jornalista, professora e pesquisadora, e vem contribuindo ao longo dos anos com a construção de uma pensamento e reflexão crítica sobre a dança.

Cássio Viana Hissa (UFMG) – graduado em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1982), mestrado em Demografia pelo Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional da Universidade Federal de Minas Gerais (1990), doutorado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999), pós-doutorado em Sociologia pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (2006). É Professor Associado da Universidade Federal de Minas Gerais.

Os múltiplos espaços da luz

Data: 22 de julho
Horário: 18 horas

Moderador
José Sávio Araújo (UFRN) – Doutor (2005) e Mestre (1998) em Educação pela UFRN, com Pós-Doutorado na University of British Columbia, Vancouver, Canadá (2008/2009). É Professor do Departamento de Artes da UFRN, onde atua como docente no Curso de Licenciatura em Teatro. Coordena o PIBID TEATRO UFRN. Coordena o Laboratório de Estudos Cenográficos e Tecnologias da Cena (CENOTEC). Coordena, também, o Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas – PPGArC. Entre seus trabalhos artísticos mais relevantes destaca-se sua atuação como diretor cênico do Grupo Clowns de Shakespeare de 1996 a 1998, quando dirigiu o espetáculo “A Megera DoNada”. Direção cênica de “Naia Catarineta” espetáculo de abertura da SBPC, na UFRN em 2010. Iluminação cênica dos espetáculos “Fragmento da Hora Absurda” (2007) e “Santa Cruz do Não Sei” (2012). Seu trabalho mais recente foi a Direção Cênica e Cenografia da Ópera “Bastien & Bastienne”, de Mozart, que estreou em 09/05/2015, na UFRN.

Debatedores
Telma Fernandes (SP) – Atriz, encenadora, dramaturga e designer de luz. Mestre em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com pesquisa sobre a relação entre texto e cena na primeira montagem de Vestido de Noiva de Nelson Rodrigues. É graduada em Filosofia (UFMG) e Psicologia (PUC/MG). Atualmente vem consolidando seu trabalho como encenadora voltando-se para a criação de espetáculos que apresentam uma estreita relação com as artes visuais e performativas, partindo sempre da investigação sobre as diversas linguagens do teatro contemporâneo. Como designer de luz assinou vários trabalhos de destaque, tanto em Minas quanto em outros estados do país.

Rodrigo Duarte (UFMG) – Graduado em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1982), mestrado em Filosofia pela UFMG (1985) e doutorado em Filosofia – Universität Gesamthochschule Kassel (1990). Realizou estágios de pós-doutoramento na University of California at Berkeley (1997), na Universität Bauhaus de Weimar (2000) e na Hochschule Mannheim (2011). Atualmente é professor titular do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Ética, Estética e Filosofia Social. Desde maio de 2006 é presidente da Associação Brasileira de Estética (ABRE). Já publicou diversos livros no Brasil e no exterior.

Sebastião de Pádua (UFMG) – Graduado em Física (São Carlos) pela Universidade de São Paulo (1985), mestrado em Física – State University of New York at Stony Brook (1990), mestrado em Física pela Universidade de São Paulo (1988) e doutorado em Física – State University of New York at Stony Brook (1993) e pós-doutorado pela Universitá di Roma “La Sapiensa” (2001). Em agosto de 2007, esteve por seis meses como professor visitante na Universidad de Concepción (Chile), no Grupo de Información quântica (CEFOP) da Faculdad de Física y Matemática. Tem experiência na área de física experimental, com ênfase em Óptica Quântica. Atualmente é professor Titular da Universidade Federal de Minas Gerais. Foi coordenador da pós-graduação do Departamento de Física da UFMG entre 11/2008 e 03/2011.

Espaço das políticas públicas

Data: 23 de julho
Horário: 18 horas

Moderadora
Leda Martins (UFMG) – Poeta e Ensaísta. Pós-Doutorado em Performance Studies, New York University, Tisch School of the Artes, 2009-2010; Pós-Doutorado em Rito, Dramaturgia e Teatralidade, Universidade Federal Fluminense, 2009; Pós-Doutorado em Teorias da Performance, New York University, Tisch School of the Arts, 1999-2000. Doutorado em Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais (1991), Mestrado em Master Of Arts, Indiana University (1981) e Graduação em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (1977). Atualmente, é professora associada da Universidade Federal de Minas Gerais. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários da FALE/UFMG (Pós-Lit/UFMG), de 15 de maio de 2010 a 30 de maio de 2012. Diretora de Ação Cultural da UFMG a partir de 18 de março de 2014. Atua nas áreas de Letras (Estudos Literários) e de Artes Cênicas, com ênfase em teatro, dramaturgia, performance e nas interlocuções entre a literatura e outros sistemas semióticos, dentre eles o teatro, a dança, a música e as performances rituais. Sua bibliografia inclui livros e capítulos de livros publicados no Brasil e no exterior, em português, inglês, espanhol.

Debatedores
Cida Falabella (BH) – Atriz, diretora e professora de teatro. Mestre em Artes pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), uma das fundadoras e coordenadoras da ZAP18 – Zona de Arte da Periferia, grupo sediado em Belo Horizonte, no qual assina trabalhos de direção, como O Sonho de uma Noite de Verão (2001), de William Shakespeare, A Menina e o Vento (2004), de Maria Clara Machado, Esta Noite Mãe Coragem (2006), a partir do texto de Bertold Brecht, e 1961-2013 – Ano V, com dramaturgia de Antônio Hildebrando.

Leonardo Lessa (RJ) – Ator, professor de teatro e gestor cultural, é graduado em Teatro pela UFMG. É um dos fundadores do Grupo Teatro Invertido. Dentre os espetáculos nos quais atuou, destacam-se: Medeiazonamorta (Direção: Amaury Borges – 2006), Lugar Cativo (Direção: Cristiano Peixoto – 2004), Nossa Pequena Mahagonny (Direção: Lenine Martins – 2003), Todas as belezas do mundo (Direção: Anderson Aníbal/ Cia Clara – 2003), Os Cupins (Direção: Bya Braga – 2002), Barreado (Direção: Cida Falabella – 2002) e Por toda a minha vida (Direção: Eduardo Moreira/ Grupo Galpão – 2001). Foi assistente de planejamento do Grupo Galpão e do Galpão Cine Horto (2006/2007). Membro do Colegiado Setorial de Teatro do Conselho Nacional de Política Cultural do Ministério da Cultura (2010/11). Desde 2008 é coordenador geral do Galpão Cine Horto, centro cultural do Grupo Galpão em Belo Horizonte. Atualmente, é diretor do Centro de Artes Cênicas da Funarte.

Rita Gusmão (UFMG) – Graduada em Educação Artística pela Universidade de Brasília (1994), mestrado em Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas (2000) e doutorado em Arte pela Universidade de Brasília (2014). Atualmente é professora assistente da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Artes, atuando principalmente nos seguintes temas: teatro, atuação ao vivo, performance, pesquisa em artes cênicas e artes cênicas.

Formato de festivais

Data: 24 de julho
Horário: 14 horas

Moderador
Fernando Mencarelli (UFMG) – Professor Titular da UFMG, pesquisador CNPq e da Fapemig e diretor teatral. Diretor adjunto de Ação Cultural da UFMG. Doutor e mestre pela Unicamp, na área de História Social da Cultura. Pós-Doutoramento em Teatro, no Laboratório ARIAS/CNRS-Universidade Sorbonne Nouvelle/Paris III, França. Professor na graduação em Teatro e na pós-graduação em Artes da Escola de Belas-Artes da UFMG. Membro do Comitê de Assessoramento do CNPq na área de Artes (2013-2016). Membro do Conselho Estadual de Política Cultural de Minas Gerais. Membro da equipe de organização da Mostra Internacional de Teatro de São Paulo.

Debatedores
Ernani Maletta (UFMG) – Professor da EBA/UFMG – Teatro e PPG Artes. Diretor cênico e musical, ator e cantor. Doutor em Educação, sua pesquisa acadêmica focaliza a vocalidade e a musicalidade da polifonia cênica. É reconhecido pela intensa participação na criação de diversos espetáculos de Teatro em âmbito nacional e internacional. Vem atuando ativamente na Itália desde 2010, tanto na criação quanto na formação artística, ao lado da renomada artista e pesquisadora italiana Francesca Della Monica. De 1993 a 2011, atuou continuamente no Festival de inverno da UFMG, seja como professor, coordenador de área ou subcoordenador geral.

Fabrício Fernandino (UFMG) – Escultor e professor Adjunto de Escultura da Escola de Belas-Artes/UFMG. Graduado em Pintura e Escultura, Mestre em Artes Visuais e Doutor em Artes pela Escola de Belas-Artes/UFMG. Ingressou na UFMG. Atua intensamente nas áreas artística, acadêmica e de extensão da UFMG, bem como em atividades ligadas ao ensino, a pesquisa e orientações, coordenando inúmeros projetos nacionais e internacionais e participando de representações dentro e fora da Universidade.

Marcelo Bones (BH) – Formado em Sociologia pela UFMG, é também diretor e professor de teatro. Professor de Interpretação no Curso Profissionalizante de Ator da Fundação Clóvis Salgado. Lecionou também no Teatro Universitário da UFMG, na Oficina – PUC de Teatro (Universidade Católica) e participou da concepção e implantação do projeto Oficinão do Galpão Cine Horto. Fundador e diretor do Grupo Teatro Andante fundado em 1990. Participou de vários festivais, entre eles: Festival Internacional de Canela(RS), Festival de Teatro de Avinhão (França), Festival de Teatro de Rua de Aurrilac (França), Festival de Teatro do Gesto de Perigueux (França), FILO – Festival Internacional de Teatro de Londrina, Porto Alegre em Cena – Festival Internacional de Teatro, Anjos do Picadeiro – Encontro Internacional de Palhaços – Encontro Internacional de Teatro de Grupo (Argentina), Festivais Internacionais de Teatro em Buenos Aires, Santiago do Chile e Bogotá. Foi Coordenador Geral do FIT – BH 2004: Festival Internacional de Teatro de Belo Horizonte e em janeiro de 2009 assumiu a Direção de Artes Cênicas da Fundação Nacional das Artes.

Ione de Medeiros (BH) – Formada no Curso Básico de Francês e Superior (Nancy) pela Aliança Francesa/MG (1963); no Curso Superior de Letras da Faculdade de Filosofia e Letras de Juiz de Fora/MG (1964); no Curso Superior de Piano do Conservatório Estadual de Música de Juiz de Fora/MG (1965). Participa da criação do Grupo Oficcina Multimédia (GOM), em 1977, no IX Festival de Inverno da UFMG, onde atua como musicista, atriz e assistente de direção. Em 1983, assume a direção do G.O.M., dando continuidade à proposta multimeios iniciada pelo compositor Rufo Herrera. Como diretora, realiza a montagem de 19 espetáculos que representaram Belo Horizonte e Minas Gerais em eventos nacionais e internacionais, como FIT de Caracas, Festival de Teatro del Oriente y Países Ibero-Americanos-Barcelona/Venezuela; FIT de BH; São José do Rio Preto/SP; Goiânia em Cena e “El Teatro del mundo en Argentina” – INTPRESENTA. A partir de 1974, desenvolve atividades pedagógicas na Fundação de Educação Artística dentro da sua pesquisa de Rítmica Corporal e Integração das Artes.

De 1984 a 1998 foi professora de música no Centro Pedagógico da UFMG. Coordena os Festivais de Inverno da UFMG (Infantil de 1989 a 1992 e Jovem de 1994 a 1998). Dá palestras e participa de conferências e fóruns em importantes eventos como ECUM e FIT. Em 2009, recebe a Homenagem Especial – Área de Teatro – do prêmio SESC/SATED, assinalando o importante trabalho realizado com o Verão Arte Contemporânea em Belo Horizonte. Desde 1989, realiza com o GOM o Bloomsday, dia internacional do escritor James Joyce. Desde 1998, realiza a Bienal dos Piores Poemas, evento literário irreverente que contesta o academicismo e o bom gosto. Em 2008, recebe a Medalha de Honra da Inconfidência do Estado de Minas Gerais. Em 2000 recebe o prêmio Bonsucesso – pela direção do espetáculo Zaac & Zenoel; em 1994, recebeu o Prêmio Golden Minas, sendo o GOM eleito melhor grupo das artes cênicas de Minas Gerais naquele ano; em 1998 recebeu o prêmio Gentileza Urbana, pela coordenação da intervenção Zum zum zum lá no meio do mar.

Adriana Banana (BH) – Bacharel em Filosofia pela UFMG e mestre em Dança pela UFBA. Fundou o Clube Ur=H0r em 1997 onde atua como dançarina e coreógrafa tendo realizado 10 coreografias. Dentre estas: Creme (1997), Magazin (1998), Solo para Thembi (2002, dentro do projeto Ajuntamento), Corpo de Referência (2003), Desenquadrando as Possibilidades do Movimento (2004, este premiado pelo programa Rumos Itaú Cultural Dança). Participou do Caravana da Funarte realizando turnê por diversas cidades em São Paulo e Paraná, 2005), Zonas de Transição (2006, em parceria com o Grupo de Dança Camaleão – Belo Horizonte), Prop.posição #1 – “Necessário a posteriori” (solo para a Jaqueline Gimenes) + demonstração de desenquadramento (2007), kronosmaterial (2008). Co-fundou a Cia de Dança Burra em 1988 na qual atuou como dançarina e co-criadora em 7 coreografias (O Estábulo de Luxo, Disneyfrenia, Partiram o seu coração em uma festa?), além de ter criado algumas das trilhas sonoras e textos. Dirigiu o Laboratório Investigação Coreográfica para Cia de Dança de Caxias do Sul (RS) em 2002. Em 1993, foi convidada para criar o único papel feminino de Bonjour Madame… do coreógrafo Alain Platel/Les Ballets C. de la B. (Gent/Bélgica) Recebeu a Bolsas Vitae de Artes em 2000 onde desenvolveu a pesquisa Do Zero ao Limite do Um. Em 2001, recebeu a Bolsas APartes/Capes para realizar especialização em dança através de residência no estúdio da Trisha Brown Dance Company (NY-EUA). É idealizadora e diretora artística do FID-Fórum Internacional de Dança desde sua primeira edição em 1996. Em 2005, foi responsável pela curadoria de dança da Semana Minas Gerais que integrava o Ano Brasil na França (a convite do Governo de Estado de Minas Gerais). E, foi condecorada com Medalha de Tiradentes do Governo de Minas como coreógrafa.

Fernanda Vidigal (BH) – sócia e fundadora da Agentz Produções. Atriz, jornalista e Relações Públicas, é especializada em Gestão Cultural, área que faz questão de compartilhar por onde chega, através de workshops que ministra sobre o assunto, levando a produtores e gestores culturais de cada cidade um pouco de sua experiência, informações e conhecimentos sobre projetos, montagem de espetáculos, captação de recursos, entre outros assuntos.