Oficinas

Cortejo cênico

A proposta da oficina é preparar o espetáculo de abertura do 47º Festival de Inverno da UFMG, a partir da junção das criações dos núcleos de teatro, dança, música, palhaçaria e de figurinos e adereços.

Professor
Antônio Hildebrando (UFMG) – Dramaturgo, diretor e professor de teatro da Graduação em Teatro e da Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG. Desenvolve, entre outras atividades, pesquisas relativas à dramaturgia e à encenação de espetáculos com grande número de participantes e que já resultaram nos espetáculos O Guesa Errante, A Viagem de Thespis e Pessoa(s): Rapsódia Cênica, nos quais assinou a dramaturgia e a direção, e Estrela: escombros da Babilônia, em parceria com o núcleo de Teatro do Espaço Comum Luiz Estrela, no qual foi responsável pela supervisão de dramaturgia e pela direção. No momento desenvolve a dramaturgia e a direção geral do espetáculo A Contribuição Milionária de Todos os Erros.

Público-alvo: artistas e estudantes de arte em geral (teatro, dança, circo, música, artes visuais, performance)
Vagas: 80
Carga horária: 34 horas
Período: 13 a 18 de julho
Horário: 10h às 12h30 e 14h às 17h (segunda a sexta-feira) e 14h às 20h (sábado)
Material do aluno: roupas adequadas para exercícios cênicos e de artes visuais; calça e/ou saia, calçado, camisa e/ou vestido, chapéu e/ou boné e adereços, como óculos ou cordões que possam ser customizados e mesmo “estragados”.
Local: prédio do curso de Teatro da UFMG – salas preta, vinho, verde, laranja e amarela
Classificação etária: a partir de 18 anos

Cantando e reinando com as tradições dos Arturos

A atividade busca valorizar a diversidade cultural brasileira e incentivar a continuidade das manifestações já existentes, a partir das necessidades expressas pelos participantes. É no sentido de valorizar o conhecimento e as tradições culturais, no que se refere ao patrimônio cultural, que os Arturos pretendem contribuir para a preservação deste importante patrimônio cultural mineiro, propondo uma oficina de ritmos, de cantos e de danças preservados pela comunidade quilombola dos Arturos.

Professor
Jorge Antônio dos Santos (Contagem/MG) – Reconhecido como Mestre de culturas populares pelo Ministério da Cultura, através da aprovação no edital de prêmio para mestres e mestras de cultura popular – edição 100 anos de Mazzarope (2012), Jorge já ministrou oficinas em diversos eventos culturais, como Artes e ofícios de saberes tradicionais (UnB/Brasília), ECUM – encontro mundial de artes cênicas (São Paulo), Seminário Internacional Brasil-África (PUCMG) e Seminário Nacional da ACBANTU (Salvador/BA), além de oficinas para construção de tambores para congados em diversos municípios mineiros.
Instrutor: Thiago Antônio Silva dos Santos (BH)

Público-alvo: alunos e professores da UFMG, artistas, produtores culturais e demais interessados no tema.
Vagas: 30
Carga horária: 15 horas
Período: 20 a 24 de julho
Horário: 9h às 12h
Material do aluno: caixa de congado ou folia (desejável)
Local: prédio do curso de Teatro da UFMG – sala vinho
Classificação etária: a partir de 9 anos

Cartografias de percursos narrativos na criação cenográfica

Partindo de uma ideia sugerida pela cenógrafa inglesa Pamela Howard, no livro What’s Scenography?, a oficina propõe a construção de cartografias, utilizando quaisquer suportes, para situar, no tempo e espaço, algumas experiências que os participantes considerem mais significativas ao longo de seu percurso de vida, desde o nascimento até os dias atuais. Em sequência, os oficineiros serão convidados ao exercício de proposição de uma cenografia para essa cartografia, no espaço multidimensional.

Professor
José Sávio Oliveira de Araújo (UFRN) – Doutor (2005) e Mestre (1998) em Educação pela UFRN, com Pós-Doutorado na University of British Columbia – Vancouver, Canadá (2008/2009). É Professor do Departamento de Artes da UFRN, em que atua como docente no Curso de Licenciatura em Teatro. Coordena o PIBID TEATRO UFRN e o Laboratório de Estudos Cenográficos e Tecnologias da Cena (CENOTEC). Coordena, também, o Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas – PPGArC. Entre seus trabalhos artísticos mais relevantes destaca-se sua atuação como diretor cênico do Grupo Clowns de Shakespeare, de 1996 a 1998, quando dirigiu o espetáculo A Megera DoNada, a direção cênica de Naia Catarineta, espetáculo de abertura da SBPC, na UFRN, em 2010, e a iluminação cênica dos espetáculos Fragmento da Hora Absurda (2007) e Santa Cruz do Não Sei (2012). Seu trabalho mais recente foi a direção Cênica e cenografia da ópera Bastien & Bastienne, de Mozart, que estreou em maio de 2015, na UFRN.

Público-alvo: interessados no tema
Vagas: 20
Carga horária: 15 horas
Período: 20 a 24 de julho
Horário: 9h às 12h
Material do aluno: roupas leves, confortáveis e que permitam movimentação; caderno de notas, lápis, caneta, borracha e três canetas Pilot (preta, vermelha e azul).
Local: auditório da Escola de Belas Artes
Classificação etária: a partir de 16 anos

Cobertura participativa do 47º Festival de Inverno da UFMG

A oficina objetiva envolver os participantes em um processo de cobertura participativa e colaborativa do Festival de Inverno, com o uso de uma plataforma eletrônica específica (WordPress ou Medium). Pretende, ainda, reunir colaboradores formais, oficineiros, que podem ser estudantes de comunicação, artes, letras e outras áreas interessadas em produzir e publicar conteúdos (reportagens, entrevistas, crônicas, relatos em primeira pessoa, imagens – fotos, ilustrações e vídeos – e áudio). Essa colaboração pode alcançar qualquer pessoa que não esteja inscrita na oficina, mas que deseja compartilhar alguma experiência vivenciada no Festival.

Professora
Luana Macieira (UFMG) – É jornalista da Agência de Notícias da UFMG e escreve para o site da universidade e para o Boletim UFMG. É pós-graduada em Gestão de Comunicação Estratégica pela PUC-Minas e mestranda do Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagens do Cefet-MG, pesquisando o jornalismo científico. Já passou pelo Estado de Minas, Vale e Embrapa.

Público-alvo: estudantes de comunicação, artes, letras e outras áreas interessadas em produzir e publicar conteúdos jornalísticos (reportagens, entrevistas, crônicas, relatos em primeira pessoa, imagens – fotos, vídeos e ilustrações). Também pode envolver pessoas não inscritas formalmente na oficina – colaboradores informais – que desejem simplesmente compartilhar suas experiências artístico-culturais no Festival.
Vagas: 10
Carga horária: 20 horas
Período: 20 a 24 de julho
Horário: 9h às 13h
Material do aluno: canetas e blocos de anotação
Local: sala de reuniões do Cedecom – entrada lateral do prédio da Biblioteca Central
Classificação etária: a partir de 16 anos

Criação literária: contos de futebol

A atividade pretende proporcionar aos participantes, por meio de exercícios de leitura e escrita, a criação de pequenos textos literários. Ao longo da oficina, serão realizadas leituras e análises de trechos de vídeo, fotografias e textos de autores como Nelson Rodrigues, Carlos Drummond de Andrade, Edilberto Coutinho, Sérgio Sant’Anna, Luiz Vilela, Aldyr Schlee e Luiz Ruffato, além da audição de músicas e de hinos de futebol, focando na incorporação dos elementos advindos dessas leituras ao processo criativo. A intenção é efetuar uma breve historiografia do contato entre a Literatura e o Futebol através de alguns dos principais pensadores dessa relação, como Pier Paolo Pasolini, Milton Pedrosa, José Miguel Wisnik e Décio de Almeida Prado.

Professor
Gustavo Cerqueira Guimarães (BH) – Professor, pesquisador e poeta. Possui Doutorado e Mestrado em Estudos Literários pela UFMG. Graduado em Letras (2012) e Psicologia Clínica (1999) pela PUC/MG. É membro-pesquisador do Fulia (Núcleo de Estudos sobre Futebol, Linguagem e Artes) da Faculdade de Letras da UFMG, faculdade em que também desenvolveu a pesquisa de Pós-Doutorado intitulada A tabelinha entre o Futebol e outras práticas poéticas no Brasil (2014). Atualmente é pesquisador do Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD/Capes) junto à Fale/UFMG, onde atua em atividades de ensino, pesquisa e extensão. É autor dos livros de poesia Língua (2004) e Guerra (no prelo).

Público-alvo: interessados na relação entre escrita literária e futebol
Vagas: 15
Carga horária: 16 horas
Período: 21 a 24 de julho
Horário: 14h às 18h
Material do aluno (opcional): uma fotografia de infância que retrate algum elemento do futebol. Algum texto literário sobre futebol (conto, crônica, romance, teatro, poema, canção).
Local: Conservatório UFMG – sala 3
Classificação etária: a partir de 18 anos

Dança contemporânea e possibilidades no espaço

A intenção da oficina é estabelecer um diálogo entre a dança contemporânea e os possíveis espaços para sua manifestação. Serão realizadas práticas corporais que possibilitem o entendimento de espaço, assim como sua relação com o movimento.

Professora
Ester França Monteiro de Barros (BH) – Bailarina, fundadora do Movasse – Coletivo de Criação em Dança – e aluna do Programa de Pós-Graduação em Artes da UFMG. Foi bailarina intérprete criadora do Grupo de Dança 1º Ato, por 8 anos, e atualmente coordena o Projeto Dança Jovem junto com Fábio Dornas. Atua diretamente em trabalho de criação colaborativa e em improvisação.

Público-alvo: interessados em corpo, seja na dança, teatro ou performance, com experiência prévia.
Seleção: apresentar currículo resumido e carta de intenções.
Vagas: 15
Carga horária: 15 horas
Período: 21 a 24 de julho
Horário: 14h às 17h45
Material do aluno: caderno e lápis para anotações pessoais e roupa confortável, que permita movimentação.
Local: prédio do curso de Teatro da UFMG – sala verde
Classificação etária: a partir de 15 anos

Dança: corpo e consciência para a maior idade

Movida pela intenção de aproximar o praticante das potencialidades de seu corpo, esta oficina buscará uma maior harmonização pessoal a partir de práticas de sensibilização e de consciência corporal. Os oficineiros experienciarão jogos corporais em grupo e entrarão em contato com elementos de dança e vídeos de dança comentados. A ideia é alcançar a expressão pessoal de cada participante.

Professor
Arnaldo Alvarenga (UFMG) – Formou-se em dança no Trans-Forma Centro de Dança Contemporânea (BH/MG) e em Leitura Corporal, com aprofundamento em Fisiognomonia, no Núcleo de Terapia Corporal de Belo Horizonte. No campo acadêmico, graduou-se em geologia pela UFMG. É Mestre e Doutor em Educação pela FAE/UFMG, em História da Educação. É docente dos Cursos de Graduação em Teatro e do curso de Licenciatura em Dança da EBA/UFMG. Tem livros e artigos publicados, desenvolvendo pesquisas na área de Estudos Corporais e Memória em Dança no Brasil. Atualmente coordena o curso de Graduação Licenciatura em Dança da EBA/UFMG.

Público-alvo: adultos a partir de 65 anos de idade
Vagas: 24
Carga horária: 15 horas
Período: 20 a 24 de julho
Horário: 14h às 17h
Material do aluno: roupas adequadas para as práticas corporais que permitam a realização de movimentos amplos, como: calças e blusas de malha e colants. Os participantes serão convidados a ficar com os pés descalços, sem o uso de meias.
Local: Conservatório UFMG – sala de ensaios A e sala de ensaios B
Classificação etária: a partir de 65 anos

Esculturas – Processo construtivo (Projeto Especial)

O objetivo da oficina é expor aos alunos todo o processo de criação e de concepção das esculturas do artista plástico Jorge dos Anjos, desde o projeto inicial até a instalação das obras nos espaços públicos, demonstrando suas influências africanas e concretistas. O artista fará visitas guiadas com os alunos aos espaços públicos que têm suas obras instaladas. Será realizada também uma sessão de exibição dos vídeos sobre a obra do artista.

Professor
Jorge dos Anjos (BH) – Artista plástico de grande destaque na arte mineira contemporânea. Organizou as exposições individuais 2013 – Geometria de Risco – Espaço Cultural Marcantonio Vilaça – Brasília;2012 – Institut für Künstlerische Keramik und Glass – Hörgrenzhausen, Alemanha; 2011 – Pedra, Ferro e Fogo – Galeria Coleção de Arte – Rio de Janeiro, RJ; 2010 – Nibourg Interieurs – Zwolle, Holanda; 2006 – Esculturas, Lagoa da Pampulha, 3º FAN – Festival de Arte Negra, Belo Horizonte e Esculturas, Praça da Estação, 3º FAN – Festival de Arte Negra, Belo Horizonte. Quanto às exposições coletivas, ele integrou em 2014 a Mostra Rio de Esculturas Monumentais – Praça Paris, Rio de Janeiro; em 2012 expôs no Centro Cultural dos Correios – Rio de Janeiro, RJ; em 2011/2012 integrou a Europália – Incorporation – Contemporary Afro-Brazilian Art (La Centrale Electrique, Bruxelas, Bélgica; em 2006 a exposição Encuentro entre dos mares – Áfricas – Américas, Encuentros convergentes: ancestralidade y contemporaneidad, Bienal de Valencia, Espanha, Réplica e Rebeldia [Artistas de Angola, Brasil, Cabo Verde e Moçambique], Museu de Arte Moderna, Rio de Janeiro; Museu de Arte Moderna, Salvador – Brasil; Luanda – Angola; Moçambique e em 2005 participou da Brasil l´Heritage African, Musée Dapper, em Paris.

Público-alvo: estudantes ou interessados em arte e arquitetura
Vagas: 25
Carga horária: 18 horas
Período: 20 a 24 de julho
Horário: 14h às 17h, exceto dia 23 (12h às 18h).
Visitas programadas:
21 de julho – Atelier do artista no bairro São Francisco; 22 de julho – DINAÇO no distrito industrial CINCO/Contagem; 23 de julho – Shopping Estação em Sete Lagoas/MG; 24 de julho – Obras do artista nos bairros Santa Efigênia e Pampulha.
Local: Escola de Música – sala 1030
Classificação etária: a partir de 16 anos

Uma introdução à poética popular

A oficina constará de uma abordagem teórica sobre o modo que a poesia popular brasileira floresceu e se desenvolveu e da vivência criativa de alguns dos seus gêneros e formas.

Professor
Antônio Nóbrega (SP) – Violinista desde criança. Entre 1968 e 1970, já participava da Orquestra de Câmara da Paraíba e da Orquestra Sinfônica do Recife. Em 1971, foi convidado por Ariano Suassuna a integrar o Quinteto Armorial, grupo precursor na criação de uma música de câmara brasileira de raízes populares. Fruto desse envolvimento com o universo da cultura popular, a partir de 1976, começou a desenvolver um estilo próprio de concepção em artes cênicas e música. A partir de 1993 criou vários espetáculos, com os respectivos CDs. Participou do Festival D’Avignon (França) com o espetáculo “Pernambouc”, preparado especialmente para o público francês. A partir de 2007, com o espetáculo “Passo”, integralmente dedicado à dança, começou a conciliar o seu trabalho de músico com o de dançarino e coreógrafo. Entre 2006 e 2008, lançou o espetáculo dedicado ao frevo “Nove de Frevereiro”. Recebeu inúmeros prêmios, dentre os quais destacam-se: TIM, SHELL, Mambembe, APCA e Conrado Wessel – e, por duas vezes, a Comenda do Mérito Cultural. Com sua mulher, Rosane Almeida, idealizou e dirige, em São Paulo, o Instituto Brincante, local de cursos, oficinas, mostras e encontros onde procuram apresentar aos próprios brasileiros um Brasil ainda pouco conhecido. Atualmente, conclui com Walter Carvalho a realização de um longa-metragem sobre a sua obra, cuja estreia está prevista para o segundo semestre do ano.

Público-alvo: interessados em conhecer e praticar a poesia popular brasileira
Vagas: 30
Carga horária: 3 horas
Data: 22 de julho
Horário: 9h30 às 12h30
Local: Conservatório UFMG – auditório e sala de ensaios B
Classificação etária: a partir de 16 anos

Literatura e música (Projeto Especial)

Após a recente rememoração dos 50 anos do Golpe Militar no Brasil, o curso tem como objetivo relacionar literatura e música, levando em consideração a produção realizada por compositores das últimas décadas, principalmente os de formação universitária, como Chico Buarque, Caetano Veloso e Gilberto Gil. O tema escolhido – a cidade – pretende contemplar a relação entre modernidade e modernização, tradição e vanguarda. Parte-se da concepção de que a vida urbana atua como catalisadora dos movimentos políticos e culturais que tiveram como cenário a ditadura militar.

Professora
Eneida Maria de Souza (UFMG) – Professora titular de Teoria da Literatura e professora emérita da UFMG. Autora, entre outros livros, de o Século de Borges, Crítica Cult, Janelas Indiscretas, Sobrevivência e Devir da Leitura (Org.) e Modernidade Toda Prosa (em coautoria com Marília Cardoso). É pesquisadora do CNPq.

Professor Assistente – Roniere Silva Menezes (CEFET-MG)

Público-alvo: interessados em literatura e música
Vagas: 30
Carga horária: 15 horas
Período: 20 a 24 de julho
Horário: 14h às 17h
Local: Escola de Música – sala 1026
Classificação etária: a partir de 14 anos

Luz/espaço: Um lugar (Projeto Especial)

A atividade envolverá a apresentação e a discussão do uso da luz como matéria/meio de construção de espaço e de forma na arte contemporânea, enfocando sua atuação como agente direto e indireto de efeitos perceptivos. A oficina é prática e os participantes acompanharão o processo de criação e de montagem de uma instalação artística feita com luz, que ao final será aberta ao público.

Professora
Telma Fernandes (SP) – Atriz, encenadora, dramaturga e designer de luz. Mestre em Letras pela UFMG, com pesquisa sobre a relação entre o texto e a cena na primeira montagem de Vestido de Noiva de Nelson Rodrigues. É graduada em Filosofia (UFMG) e Psicologia (PUC/MG). Atualmente vem consolidando seu trabalho como encenadora voltando-se para a criação de espetáculos que apresentam uma estreita relação com as artes visuais e performativas, partindo sempre da investigação sobre as diversas linguagens do teatro contemporâneo. Como designer de luz assinou vários trabalhos de destaque, tanto em Minas quanto em outros estados do país.

Público-alvo: artistas, estudantes de artes visuais e performativas, público em geral.
Vagas: 10
Carga horária: 20 horas
Período: 20 a 24 de julho
Horário: 16h às 20h
Material do aluno: alicate e chave de fenda
Local: Teatro Universitário – sala Otávio Cardoso
Classificação etária: a partir de 16 anos

Um cinema da diversidade estética e narrativa

O grupo percorrerá uma breve história do cinema negro no Brasil, na África e nos Estados Unidos da América, destacando sua origem, sua diversidade estética, temática e de contextos. Também serão abordados e exibidos pequenos trechos das obras dos principais diretores.

Professor
Joel Zito Araújo (RJ) – Cineasta, escritor, professor, diretor, produtor executivo e roteirista de filmes de ficção, de documentários, de programas de TV, de vídeos educacionais e institucionais. Criador e diretor de 27 curtas e média-metragens e de quatro filmes de longa-metragem para salas de cinema: “A Negação do Brasil” (ganhador do É Tudo Verdade, 2001), “Filhas do Vento” (ganhador de 8 Kikitos no Festival de Gramado de 2005 e do Festival de Tiradentes), “Cinderelas, Lobos e um Príncipe Encantado” (ganhador de 5 prêmios de melhor documentário) e do recente “Raça”.

Público-alvo: estudantes de cinema, de comunicação e de artes
Vagas: 30
Carga horária: 20 horas
Período: 20 a 24 de julho
Horário: 14h às 18h
Material do aluno: levar um lap top ou algum tipo de palmtop.
Local: Escola de Música – auditório
Classificação etária: a partir de 16 anos