Notícias

Primeira assembleia dos povos indígenas será realizada na manhã de hoje

segunda-feira, 21 de julho de 2014, às 5h52

Dezenove lideranças de povos indígenas – entre krenaks, guaranis kaiowas, maxakalis e caiapós – se reúnem nesta segunda, às 10h, no auditório da Reitoria, na abertura da primeira Assembleia Aty Guasu.

O encontro é o destaque do quarto dia do 46º Festival de Inverno da UFMG. As lideranças discutirão os processos de retomada e de demarcação das terras indígenas no país e darão seus testemunhos sobre conflitos e formas de atuação e articulação política. Entre os presentes, estará Yabuti Metuktire Puiu, líder caiapó da resistência contra a construção da Usina de Belo Monte, no Pará.

A programação do dia será aberta às 9h, com um café coletivo, atividade que se repetirá ao longo da semana.

No período da tarde, a partir das 14h, integrantes dos Grupos de Trabalho (GTs) percorrem o campus, realizando suas atividades.

Às 18h, a mostra Cine Maloca faz sua estreia na Estação Ecológica com exibição de filmes produzidos por cineastas indígenas. No mesmo encontro, representantes de ocupações urbanas farão uma roda de conversa.

Às 20h, também na Estação Ecológica, uma roda de histórias encerra a programação de segunda. Participarão as lideranças indígenas presentes na Assembleia dos Povos Indígenas Aty Guasu.

Atração à parte é a Feira de Tudo que, das 10h às 22h, reúne, em frente ao prédio da Reitoria, trabalhos artesanais, comidas e bebidas para exposição e vendas.

O Festival de Inverno da UFMG prossegue até sábado, dia 26, no campus Pampulha, e sua programação pode ser conferida neste link. Realizado pela Diretoria de Ação Cultural (DAC) da UFMG, o evento voltou neste ano a Belo Horizonte depois de 22 anos de itinerância pelo estado.

Para acompanhar as notícias sobre o evento, acesse as redes sociais – www.facebook.com/FestivalUFMG e www.twitter.com/FestivalUFMG – e o site do Festival.

Fonte: Agência de Notícias UFMG