Notícias

Encontro temático desta quarta discute convívio de afrodescendentes e indígenas com a natureza

quarta-feira, 23 de julho de 2014, às 5h51

Uma discussão sobre a sustentabilidade segundo as tradições afrodescendentes e indígenas é o destaque do Encontro Temático desta quarta-feira, a partir das 10h, na Estação Ecológica. O debate terá participação de Guilherme Nogara, especialista em sociedades ambientalmente sustentáveis, Pedrina Santos, mestre da Guarda de Moçambique de Oliveira, e Sílvio Siqueira, agricultor e mestre candombeiro do Matição.

A mediação ficará a cargo da professora da Escola de Música da UFMG Rosângela Tugny, que, ao longo de sua trajetória acadêmica, desenvolveu pesquisas sobre as práticas musicais indígenas. Em seguida, os participantes farão uma trilha na Estação.

A partir das 14h, será realizada a última sessão da Grande Assembleia Aty Guaçu, que reúne lideranças indígenas para discutir os processos de retomada e a demarcação das terras indígenas no Brasil, além das formas de atuação e articulação política diante dos conflitos.

O espaço atrás do prédio da Reitoria vai abrigar a roda de conversa sobre ocupações urbanas a partir das 18h. A temática também permeará a sessão do Cine Maloca, em tenda montada no mesmo local. Serão exibidos dez curtas-metragens que retratam episódios de tomada, reinvenção e usufruto de espaços em atos de resistência em diferentes cidades. A atividade contará com as presenças do arquiteto Tiago Castelo Branco Lourenço e da ativista Érica Coelho. Não é preciso fazer inscrição para participar.

Homens infames
O auditório da Reitoria será palco, a partir das 19h, da peça A vida dos homens infames, com direção de Cristiano Burlan. A produção foi inspirada em duas biografias escritas pelo filósofo francês Michel Foucault: uma sobre a hermafrodita Herculine, forçada a viver como homem, e outra centrada em Pierre Riviere, homem que matou a própria família. Todos os personagens são interpretados pelos atores Henrique Zanoni e Adriana Guerra (na foto de Charlene Rovers/divulgação).

charlene%20rover%20divulga%E7%E3o.jpeg

Às 20h, o palco montado no gramado da Reitoria recebe o show Cinco Mestres do Samba, protagonizado pelos músicos Donelisa, Mandruvá, Mauro Saraiva, Plínio Saraiva e Mestre Conga.

O Festival de Inverno da UFMG segue até o dia 26. Confira a programação.

Para acompanhar as informações do Festival de Inverno da UFMG, acesse o site do evento ou as redes sociais: www.facebook.com/FestivalUFMG e www.twitter.com/FestivalUFMG.

Fonte: Agência de Notícias UFMG