Notícias

Artistas se capacitam para conduzir Cortejo Cênico que abre as atividades do Festival no sábado, 18

sexta-feira, 10 de julho de 2015, às 10h10

Na próxima semana, de segunda a sábado, 13 a 18, o professor da Escola de Belas-Artes Antônio Hildebrando realiza uma oficina com os artistas e estudantes de teatro, dança, circo, música, performance e artes visuais que vão puxar o Cortejo Cênico que marca, no sábado, o início das atividades da 47ª edição do Festival de Inverno da UFMG.

Os encontros serão realizados 10h e 12h30 e entre 14h e 17h nas salas preta, vinho, verde e laranja do Prédio do Teatro, no campus Pampulha.

A ideia de Hildebrando é capacitar os artistas para colocarem em foco a relação entre universidade e cidade, tema do Festival. “Nosso cortejo será também um espetáculo teatral, uma performance. Serão realizadas cenas, intervenções, esquetes”, explica.

Segundo o professor, foi desenvolvida uma linha dramatúrgica para servir de background para a atividade, com simbolismo acadêmico. “Faremos uma espécie de brincadeira com o palhaço, tematizando o ‘palhaço professor’ e o ‘palhaço aluno’. Eles vão encenar esquetes sobre o ambiente universitário”, conta.

O Cortejo Cênico terá início às 15h do sábado na Praça da Liberdade e o evento é aberto ao público em geral. “A ideia é que os transeuntes não só assistam, mas também participem das atividades”, diz Hildebrando.

A previsão é de que haja cerca de cem pessoas envolvidas diretamente com a dramaturgia e o aspecto musical do evento, além de outras cem envolvidas com os corais que participarão da atividade.

Partindo da Praça da Liberdade, em frente ao Espaço do Conhecimento UFMG, o cortejo descerá a Avenida João Pinheiro, com paradas pelo caminho para performances. O fim do trajeto será a Praça Afonso Arinos.

As inscrições para a oficina de capacitação para o Cortejo Cênico podem ser feitas até às 23h50 de terça, 14, pelo site do festival. No Facebook da UFMG é possível conferir uma entrevista com o professor da Escola de Belas Artes Antônio Hildebrando sobre o Cortejo Cênico do Festival de Inverno.

Fonte: Agência de Notícias UFMG