Notícias

'Evento deve ser apropriado por toda a sociedade', diz vice-reitora na solenidade de abertura

sexta-feira, 17 de julho de 2015, às 23h12

“O Festival não pertence somente à UFMG, é um trabalho cooperativo que deve ser apropriado por toda a sociedade”, definiu a vice-reitora Sandra Goulart Almeida, na solenidade de abertura do 47º Festival de Inverno da UFMG, ocorrida na noite desta sexta-feira, 17, no campus Pampulha.

A vice-reitora disse também que o espaço onde se realiza o Festival, além de palco, “é importante ator do evento”. Em sua opinião, a UFMG precisa interagir e compartilhar seus espaços com a população de Belo Horizonte, “pois a instituição se nutre desse diálogo”.

Lugar de encontro
A diretora de Ação Cultural da UFMG, professora Leda Martins, enfatizou que "arte e cultura são, como sempre, um lugar de encontro”.

Uma das coordenadoras do evento, a professora Mônica Medeiros se declarou “honrada por fazer parte de uma instituição que considera a cultura como um local de produção de conhecimento”.

O professor Ernani Maletta, também coordenador do evento, pontuou que o Festival tem a função de “causar transformação no público, modificando seu olhar frente ao cotidiano”. Segundo ele, o cidadão deve saber que a Universidade é uma parte da cidade e que os projetos de extensão “são portas imensas abertas para promover o trânsito entre os dois mundos”.

A programação teve continuidade com a apresentação da cena ZAP conta João: uma biografia poética, em homenagem ao dramaturgo João das Neves. A cena composta de trechos de espetáculos, canções, narração e projeções de imagens recriou trechos da vida e da carreira de João das Neves em Minas Gerais, no Rio de Janeiro e no Acre.

Após o espetáculo, ao receber placa em homenagem ao seu trabalho, João das Neves, emocionado, disse estar sentindo "mais vontade de chorar do que de falar".

Na sequência, foi inaugurada no saguão da Reitoria a exposição Yara Tupynambá, com parte da produção da artista que decora os prédios da UFMG. A curadoria é do professor Rodrigo Vivas.

Ao rememorar a instalação de seu painel no saguão da Reitoria, sob a vigilância da ditadura militar, no fim da década de 1960, a artista destacou sua gratidão à UFMG e se declarou "muito feliz ao voltar ao local e ao receber a homenagem".
painel.jpg

No encerramento da noite, a companhia de dança Mimulus apresentou o espetáculo Dolores.

Trechos da solenidade podem ser acompanhados em vídeo produzido pela TV UFMG.

Com o tema Apropriação e transformação dos espaços da cidade e da universidade, o 47ª Festival de Inverno da UFMG vai contar, até o dia 25, com oficinas, aulas abertas, fóruns, exposições, espetáculos de dança, música, teatro e programação infantil, além de outras atividades.

mimulus.jpg
Espetáculo Dolores encerou solenidade