Notícias

Maria Thaís Lima Santos, da companhia Balagan, aborda teatro e tradição em minicurso que começa hoje

quarta-feira, 15 de junho de 2016, às 6h38

Na sequência do Pré-Festival de Inverno da UFMG, começa nesta quarta-feira, 15, o segundo minicurso do evento. Intitulada Sair do território – arte cênica, tradição e transdisciplinaridade, a atividade será ministrada pela professora do Departamento de Artes Cênicas da USP Maria Thaís Lima Santos, no auditório 1007 da Faculdade de Letras, das 16h às 19h. O minicurso prossegue na quinta e na sexta-feira, 16 e 17, no mesmo horário.

Outra atração do dia é o grupo Choro de Minas, do trombonista e professor da UFMG Marcos Flávio, que se apresentará às 12h30 na Praça de Serviços.

Modos de fazer e pensar
Em seu minicurso, Maria Thaís abordará as relações entre os modos de fazer e os modos de pensar no teatro. Além disso, ao observar as experiências de troca artística com comunidades tradicionais e com artistas oriundos de diferentes tradições, ela vai estimular reflexão sobre como se instauram, nos processos artísticos e pedagógicos continuados, as interfaces com a tradição e a articulação dos elementos que perpassam as matérias cênicas escolhidas.

A companhia de teatro que Maria Thaís dirige em São Paulo, a Balagan, foi reconhecida, em 2014, como patrimônio imaterial da cidade. Com ela, desenvolveu sete espetáculos nos últimos 17 anos. Em 2004, dirigiu, em Berlim, o espetáculo Olhos d’Água, pela companhia Ismael Ivo, e em Sesto Fiorentino, na Itália, o espetáculo Doroteia – um estudo, de Nelson Rodrigues. A professora também coordenou o Teatro da Universidade de São Paulo de 2007 a 2009.

Fonte: Agência de Notícias UFMG