Mostra de vídeos na entrada da Face dialoga com momento político brasileiro

quinta-feira, 16 de junho de 2016, às 9h19

A fachada externa da Faculdade de Ciências Econômicas (Face) abrigará, as 18h desta quarta-feira, 16, quinto dia de atividades do Festival de Inverno da UFMG, a mostra de videoarte Campos interpolados. Com curadoria do artista visual e filmmaker Joacélio Silva, serão exibidas 20 produções nacionais e sete estrangeiras. Além das experiências estéticas, a mostra dialoga também com o cenário político do país, marcado por ânimos inflamados.

Para Campos interpolados, foram reunidos tanto artistas já consagrados quanto iniciantes, incluindo alunos e ex-alunos da EBA. A ideia para a montagem da mostra partiu do princípio da construção analógica da imagem do vídeo, que se dá pelo entrelaçamento de linhas ímpares, upper fields, e de linhas pares, lower fields. Cada campo transmite apenas metade das linhas, e somente a junção deles gera a imagem nítida na tela. O curador relaciona esse processo com a polarização política que ganha força no Brasil, sugerindo o entrelaçamento de campos e ideias, o encontro dos opostos, como caminho para a construção de uma imagem nítida dentro do debate público.

Os 27 trabalhos foram divididos, assim como as linhas, em dois campos: o upper fields , que contém filmes propositivos com temática que instiga reflexões sobre o momento político brasileiro, e o lower fields, que tem peças contemplativas que convidam o espectador à imersão em suas belas imagens.

Desde 2005, Joacélio faz curadorias de vídeo no Brasil e no exterior. O artista é mestre em Criação Artística Contemporânea pela Universidade de Aveiro, em Portugal, e graduado em Cinema de Animação e Desenho pela Escola de Belas-Artes (EBA) da UFMG.

Programa 1 - UPPER

09 - Larissa Monteiro (Brasil/ Holanda) - Retro vertigo - 6:24
10 - Ana Sousa (Portugal) - Tempo Circular: - 1:34
11 - Victor Galvão - Erosão - 5:27