Notícias

Comunidade dos Arturos realiza cortejo na tarde de hoje no campus Pampulha

sexta-feira, 22 de julho de 2016, às 12h53

Devido ao sucesso da programação do Festival de Inverno, foram criadas atividades extras para o dia de hoje. A principal delas é um cortejo da oficina Cantando e reinando com os Arturos: os cantos, as danças e os ritmos da comunidade dos Arturos, que será realizado nesta sexta-feira, 22, no campus Pampulha, a partir das 16h15.

No cortejo, sob a batuta de Jorge dos Santos, os membros da comunidade quilombola e os demais participantes da oficina sairão da Escola de Música em direção à Praça de Serviços, mostrando seus ritmos, cantos, danças e rituais. A festa é aberta à participação pública.

Mônica Ribeiro, coordenadora-geral do Festival, destaca a forma positiva com que esta e as demais oficinas vêm promovendo o trânsito entre saberes e territórios culturais. “Nesta edição, o Jorge, por exemplo, veio acompanhado de Maria Isabel da Silva, que trabalha com canto e dança na comunidade dos Arturos. Com isso, sua oficina também acabou promovendo uma experimentação entre os próprios docentes, no ato mesmo de ministrar a aula em conjunto: os sujeitos dos saberes dialogando entre si”, afirma.

Na manhã de hoje, Valéria Braga também realizou edição extra da aula aberta Canto da Praça, na Praça da Liberdade, também motivada pela alta procura pela atividade. Na aula, os participantes experimentaram novas possibilidades de canto coletivo, por meio de exercícios corporais lúdicos e expressivos.

Fonte: Agência de Notícias UFMG