Estarão abertas, de 20 a 31 de agosto, as inscrições para o “II Ciclo de Oficinas Pedagógicas”, ofertado a estudantes de mestrado e doutorado da UFMG.
As oficinas serão realizadas presencialmente nos dias 05, 12, 19 e 26 de setembro, no horário de 09:00 às 12:00, no campus Pampulha.
Veja a programação:
Oficina 1: Teorias pedagógicas e a relação professor-estudante-conhecimento
Data/Horário: 05/09/2025, das 09:00 às 12:00
Ementa: Introdução aos pressupostos teóricos oriundos do campo da psicologia e da educação, tais como as abordagens inatista, comportamentalista, construtivista e sociointeracionista, bem como de estudos mais contemporâneos, como neurociência, flexibilidade cognitiva, aprendizagem significativa e pedagogia da autonomia.
Oficina 2: Planejamento no ensino superior
Data/Horário: 12/09/2025, das 09:00 às 12:00
Ementa: As diferentes instâncias do planejamento na educação. Detalhamentos no planejamento de curso, de disciplina e de aula. Elaboração de plano de curso. Planejamento e prática docente.
Oficina 3: Metodologias de ensino na universidade
Data/Horário: 19/09/2025, das 09:00 às 12:00
Ementa: Processos de ensino-aprendizagem. Ser docente e ser estudante na universidade. Metodologias diversificadas de ensino e de aprendizagem. Recursos, objetos e situações de aprendizagem.
Oficina 4: Avaliação da aprendizagem
Data/Horário: 26/09/2025, das 09:00 às 12:00
Ementa: Concepções de avaliação na educação. Avaliação como situação de aprendizagem. Instrumentos de avaliação no ensino superior.
*Cada pessoa pode se inscrever em uma ou mais oficinas, mas orienta-se que se inscrevam somente na(s) oficina(s) para a(s) qual(is) possuem disponibilidade de dia e horário para participação integral presencial.
*As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição, com prioridade para quem estiver realizando estágio de docência. Estudantes de mestrado e doutorado que não estejam realizando estágio de docência também podem se inscrever.
*No momento da inscrição, é preciso enviar cópia da carteira de identidade (ou outro documento de identificação equivalente, com foto), comprovante de matrícula do 2º semestre de 2025 e comprovante de estar realizando estágio de docência (se estiver).
*As inscrições serão confirmadas por e-mail.
*Os certificados poderão ser emitidos para cada oficina ou pelo ciclo de oficinas.
>>Local de realização das oficinas: Auditório da COPEVE, Unidade Administrativa III, campus Pampulha
>>Inscrições: de 20/08 a 31/08/2025
>>Formulário de inscrições: https://forms.gle/UFVdPs2ecoF5xvUy7
