“Sempre reforço que devemos falar projeto de ensino-aprendizagem e não apenas projeto de ensino, pois existe ensino quando o aprendizado não ocorre?”, provocou Marcos Tarquínio, Tecnico- Administrativo em Educação da Diretoria de Metodologias de Ensino e INovação (Giz), da Pró-Reitoria de Graduação.(Prograd). Ele é um dos responsáveis pela organização da Formação em Projetos que começou na sexta, 25 de agosto, e preencheu todas as 25 vagas disponibilizadas.
Os cursistas falaram dos muitos objetivos que motivaram sua participação. Entre eles: adquirir conhecimento sobre como elaborar um projeto de ensino-aprendizagem, a necessidade que veio da reformulação que alguns cursos estão passando até o fato de, por serem docentes atuantes em pós-graduação, estarem formando professores também.
O pró-reitor de Graduação, Bruno Otávio Soares Teixeira fez um breve histórico do que motivou a criação da Formação. “O processo começou pela avaliação dos programas de bolsas da Prograd, em 2019, que gerou a criação do Programa de Desenvolvimento do Ensino da Graduação (PDEG) e trouxe uma reflexão sobre onde encontrar registros sobre os processos de ensino-aprendizagem e o que são, resultando na elaboração das Diretrizes para Projetos de Ensino-Aprendizagem”, falou. Ele também reforçou a importância do docente reservar um espaço para pensar sobre sua prática, para a formação continuada, ainda que saiba que é desafiador encontrar esse tempo pela agenda cheia.
“Estamos caminhando, na Prograd, para uma profissionalização do ensino dentro da UFMG”, explicou Bréscia Nonato, diretora do Giz. A formação é uma das ações que o Giz promove nesse sentido e faz parte do Laboratório de Formação em Docência do Ensino Superior (LabDocências).
Sobre a formação
O objetivo da Formação é desenvolver noções teóricas e práticas sobre planejamento e avaliação de projetos de ensino-aprendizagem a fim de aplicar nos contextos de ensino dos cursos de graduação da UFMG. O público alvo são os docentes e técnicos administrativos da UFMG.
O curso tem carga horária de 60 horas e conta com encontros presenciais e atividades assíncronas no Moodle.