Evento com Pedro Demo tratará da importância de dar autonomia aos estudantes

Na próxima quarta, acontecerá a palestra “Outra universidade é possível”, ministrada por Pedro Demo, professor emérito da Universidade de Brasília (UnB) e ex-presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira . O evento, parte do Programa Integração Docente, on-line, será de 14 às 15h30 com transmissão pelo canal do YouTube da Coordenadoria de Assuntos Comunitários (Cac).

“O seminário Integração Docente é um convite, no início de cada período letivo, à reflexão sobre a docência e ao fortalecimento da cultura de autoavaliação, planejamento e trabalho coletivo no cotidiano das unidades, articulando professores, estudantes e TAEs para o aprimoramento do ensino de graduação”, explica o pró-reitor de Graduação, Bruno Otávio Soares Teixeira.

O seminário, organizado pela Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino (Giz) da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), será aberto pela Profa. Sandra Regina Goulart Almeida, reitora da UFMG, e pelo Prof. Bruno Otávio Soares Teixeira, pró-reitor de Graduação da UFMG. A mediação será realizada pela Profa. Pauliane Romano e pelo Prof. Daniel Braga, editores associados da Revista Docência do ensino Superior.

“Este primeiro integração docente de 2024 parte do desejo de compartilhar e aprofundar com a comunidade universitária, em especial os docentes, as problematizações trazidas pelo professor Pedro Demo na entrevista publicada na Revista Docência do Ensino Superior. Para aqueles que não conhecem, esse periódico da Prograd tem como objetivo lançar luz sobre diferentes dimensões da docência universitária”, explica Bréscia Nonato, diretora do Giz. Segundo ela, a ideia é que as reflexões do professor instiguem a começar o semestre pensando diferente, inovando e reconhecendo a necessidade de mudança em muitas das  lógicas de ensino presentes na UFMG.

Na publicação, o professor trouxe uma reflexão sobre seu livro Outra universidade, onde mostrou a necessidade dos professores contribuírem para o desenvolvimento da autonomia dos estudantes universitários, nas federais, para que possam construir seu aprendizado. Isso implica, para os docentes, ir muito além de apenas transmitir conteúdo.

O integração docente deste semestre conta com o apoio e se insere no âmbito das atividades prévias ao VII Congresso de Inovação e Metodologia de Ensino que ocorrerá nos dias 12 e 13 de setembro na UFOP, cuja inscrições para trabalhos estão abertas no site do evento.

Integração Docente

Lançado oficialmente em junho de 2020, o Integração Docente passou a fazer parte da agenda da UFMG como espaço para o fortalecimento e discussão sobre as práticas de ensino. Desde 2022, os seminários ocorrem duas vezes por ano, na primeira semana de cada período letivo. A ação é promovida pela Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino (Giz)  da Pró-Reitoria de Graduação.