A UFMG representada pela Diretora de Políticas de Ações Afirmativas – DAF, um dos pilates da Pró-reitoria de assuntos estudantis – PRAE, Profa. Elisângela Chaves e pela assistente social Lígia Mara Sabino estiveram em visita técnica e presentes na comemoração do primeiro aniversário de implantação da Superintendência- Geral de Ações Afirmativas, Diversidade e Acessibilidade (SGAADA) na UFRJ. Assim como a DAF a SGAADA propõe e implementação ações antirracistas no ambiente universitário.
A iniciativa integra as ações da PRAE de troca de saberes entre universidades com o objetivo de aprimoramento das ações de ingresso e permanência e êxito estudantil.
A celebração institucional foi marcada por declarações de compromisso e comprometimento com as pautas das Ações afirmativas na universidade, e o apoio institucional no combate ao racismo, preconceitos e possibilidades de enfrentamentos às injustiças sociais e disparidades de condição de acesso e permanência. Como afirma a Diretora Elisangela Chaves: “o momento festivo celebra a conquista da criação de um espaço fundamental para luta pela equidade e aprimoramento das políticas de ações afirmativas. Compartilhar experiências de gestão entre universidades de grande relevância tem sido um caminho profícuo para nossos avanços nos assuntos estudantis.”
O que é confirmado pela assistente social Ligia Sabino “ é muito importante essa rede, esse diálogo entre as instituições como forma de fortalecimento da luta antirracista e também de troca de saberes e possibilidades de intervenções institucionais.”
A SGDAA
Denise Góes, superintendente da Sgaada é técnica administrativa e militante decana do Movimento Negro Unificado (MNU) e à frente da superintendência ampliou a pauta racial na Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Foto: Mônica ( SGAADA), Ligia ( DAF), Elisângela (DAF), Andreia ( SGAADA) e
Denise Goes ( SGADAA)