Assistência Estudantil – Apresentação

A Diretoria de Políticas de Assistência Estudantil tem por atribuição propor e estabelecer diretrizes e princípios para a política de assistência estudantil da UFMG, que é apreciada pelo Comitê de Assuntos Estudantis da PRAE. A Diretoria de Políticas de Assistência Estudantil é responsável por elaborar, coordenar e avaliar os projetos e as ações de assistência estudantil que são executadas em parceria com a Fundação Mendes Pimentel (FUMP).

As políticas de assistência estudantil da UFMG visam a redução das desigualdades de acesso às oportunidades acadêmicas por meio da garantia suportes materiais básicos (auxílios de manutenção, auxílio transporte, moradia e alimentação) e apoio à saúde necessários à permanência. O acesso aos programas de assistência estudantil é um direito de estudantes de graduação da UFMG em situação de vulnerabilidade econômica e risco pessoal, social e cultural.

Os programas e ações de assistência estudantil são executados com recursos do Plano Nacional de Assistência Estudantil, PNAES, e atendem aos critérios estabelecidos no Decreto n. 7.234/2010.

A diretoria de assistência estudantil atua em colaboração com as instâncias que compõem o Comitê Permanente de Acompanhamento de Estudantes: Fundação Universitária Mendes Pimentel (FUMP), Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI), Comissão Permanente de Ações Afirmativas e Inclusão (CPAAI), Coordenadoria de Assuntos Comunitários (CAC), Diretório Central dos Estudantes (DCE), Associação de Moradores das Moradias Universitárias da UFMG (AMMU),  Movimento Universitário de Inclusão (MUDI), Associação de Pós-Graduandos.

Para entrar em contato com a Diretoria de Assistência Estudantil envie um e-mail para
dir-assistenciaestudantil@prae.ufmg.br.

Diretora de Políticas de Assistência Estudantil: Shirley Aparecida de Miranda