Programas de Assistência Estudantil da UFMG

Programas da Política de Assistência Estudantil Da UFMG

A Política de Assistência Estudantil da UFMG está organizada em dois programas estruturantes e articulados entre si: o Programa Viver UFMG e o Programa UFMG Meu Lugar.

PROGRAMA VIVER UFMG – organizado para oferecer a estudantes de graduação em situação de vulnerabilidade socioeconômica orientações e encaminhamentos estruturantes para a sua vida universitária, desde o seu ingresso na UFMG e ao longo de toda a sua formação acadêmica.

O Programa abriga o Projeto Travessia UFMG, com um conjunto de ações de apoio à imersão acadêmica (tutorias e monitorias acadêmicas para estudantes assistidos); chamadas públicas para apoio a projetos culturais, esportivos e de lazer apresentados por estudantes assistidos pela UFMG.

PROGRAMA UFMG MEU LUGAR – organizado para garantir a estudantes de graduação posicionados nos níveis I, II e III da avaliação socioeconômica, um conjunto de auxílios e de ações visando condições estáveis de permanência na Universidade. Inclui as seguintes ações: Auxílio Manutenção, Auxílio Moradia, Programa Permanente de Moradia Universitária, Transporte Moradia Universitária, Projeto Convivência (Cultura e Esporte nas Moradias), Auxílio Transporte, Auxílio a Estudantes com filhos/as, Auxílio Moradia Maternidade, Auxílio Material Acadêmico, Auxílio Inclusão Digital, Auxílio Óculos, Ação Acessibilidade e Programa de Atenção à Saúde de Estudantes, que inclui Assistência Médica, Saúde Bucal, Saúde Psicológica, Serviço Social.

Informações adicionais sobre os Principais Programas de Assistência Estudantil da UFMG estão disponíveis no site VIVER UFMG.