O Seminário de Avaliação da Política de Assistência Estudantil UFMG/2021 foi coordenado pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis/PRAE em conjunto com o Comitê Permanente de Acompanhamento de Estudantes da UFMG.
O seminário visa discutir as possibilidades de melhoria assim como os limites da Assistência Estudantil da universidade, tendo como ações estimulação do debate de forma ampla e contínua dentro da atualidade, estudar cuidadosamente as metodologias e critérios utilizados nas análises socioeconômicas e por fim propor uma construção coletiva em consolidação com uma universidade plural e para todos, democratizando que jovens tenham acesso e permanência na educação superior pública federal, minimizando desigualdade social e regionais a fim de elucidar a conclusão da educação superior, onde contribui para a educação como processo de inclusão e principalmente diminuindo a taxa de evasão discente.
A PRAE trouxe como proposta a conexão de conhecimentos e bagagens sobre temas pertinentes quando se trata de Políticas de assistência estudantil, acreditando que a mesma deve ser construída com os sujeitos da política. Onde a orientação teórica que conduziu todo o procedimento do seminário foi embasada no GRUPO DE TRABALHO METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO SOCIOECONÔMICA DE ESTUDANTES DA GRADUAÇÃO GT/2019.
Onde as apresentações do seminário se deram em duas fases:
Fase I: “Análises dos programas de assistência estudantil da UFMG” que teve início em fevereiro até março.
Fase II: “Análise da metodologia de avaliação socioeconômica, cultural e pessoal” que teve início de junho até julho.
Contudo, diante de todas as questões mencionadas e levantadas no seminário é importante destacar alguns pontos essenciais perante a conclusão do seminário para uma caminhada sólida e concreta como: