Como acessar a Política de Assistência Estudantil

Para ter acesso à assistência estudantil na UFMG é necessário que o estudante, ao confirmar sua matrícula, deve seguir os seguintes passos:

1. Acessar o site da FUMP UFMG;
  2. No canto direito da tela, clique na aba “Sinae – área do aluno”;
  3. Ao abrir, selecione “NOVO CADASTRO” e realize a sua inscrição;
  4. Você receberá no e-mail cadastrado o código de confirmação e as instruções para liberar o seu cadastro. Atenção: toda a comunicação será realizada pelo e-mail cadastrado por você. Lembre-se de consulta-lo com frequência.
  5. Após liberação do cadastro, acesse seu perfil com o e-mail e senha cadastrados;
  6. No seu perfil, selecione “QUESTIONÁRIO SOCIOECONÔMICO”;
  7. Ao abrir a aba do questionário, selecione a modalidade: “Graduação” e depois “Iniciar Preenchimento”
  8. Você deverá preencher o formulário de acordo com a realidade socioeconômica e cultural de sua família para que seja possível fazer uma primeira análise de sua situação;
  9. Quando finalizado o preenchimento serão indicados os documentos necessários para a comprovação de sua realidade, como por exemplo, cópia de RG e CPF, histórico escolar, comprovantes de renda, declaração de imposto de renda, dentre outros. Você terá que fazer o upload desses documentos em formato PDF no site.  OBS: Caso não possua algum dos documentos solicitados, você ou seu familiar em questão poderá redigir uma declaração de próprio punho.
  10. Após anexar todos os documentos solicitados, basta finalizar o envio para que seja realizado o estudo socioeconômico com base nas informações fornecidas, que irá classificá-lo/a/e entre os níveis 1, 2, 3, 4a e 4b, sendo o nível 1 o mais prioritário. Após essa fase será agendada uma entrevista com assistente social da FUMP para a conclusão do estudo socioeconômico

Após preencher o questionário socioeconômico, ter os documentos comprobatórios analisados e passar por uma entrevista com um assistente social, o/a estudante será posicionado/a em um dos níveis existentes conforme uma metodologia específica de análise socioeconômica constituída por um conjunto de indicadores sociais, econômicos e culturais. Tal posicionamento é válido por dois anos e deve ser renovada ao final desse período. A qualquer momento esse posicionamento poderá ser revisto conforme as alterações na condição social e familiar do/a estudante.

Informações adicionais sobre as Classificações Socioeconomicas adotadas pela FUMP estão disponíveis no site VIVER UFMG.