Novembro Negro 2022

Chegamos à nossa 5ª edição com uma potente trajetória de iniciativas, movimentos e conquistas coletivas. Por isso, neste momento consideramos importante resgatar o passado, as histórias vividas, nossa ancestralidade, todas as forças que nos dão sustentação nessa caminhada e nos impulsionam para a construção do Futuro, que já se apresenta agora.

Nossa luta é sempre coletiva, movida pela necessidade de revigorar e reafirmar a importância da manutenção e ampliação de Políticas de Ações Afirmativas.

No ano em que comemoramos os 95 anos da UFMG, podemos finalmente celebrar importantes conquistas, como os 10 anos da implementação da Lei de Cotas, os 20 anos de existência do Programa Ações Afirmativas e o Centro de Convivência Negra (CCN) que vem re(existindo) há 5 anos. Ações institucionais e coletivas como essas são imprescindíveis para acesso e permanência das pessoas negras na UFMG, com o devido reconhecimento e valorização das identidades étnico-raciais. Embora relativamente recentes, tais conquistas são fruto de incessantes lutas travadas por aqueles/as que vieram antes de nós.

Temos, portanto, a responsabilidade de continuar: adentrar os caminhos que foram abertos, reunir condições para ocupar/ampliar espaços e horizontes, mirando sempre naqueles/as que ainda virão.

Permanecer para avançar: O QUE VEM, JÁ ESTÁ AQUI!