Carteira de identificação da UFMG será entregue pelas unidades a partir desta segunda

Prazo estimado para confecção é de 20 dias após a solicitação

A carteira da UFMG dá acesso a diversos serviços como bibliotecas e restaurantes universitários
A carteira da UFMG dá acesso a diversos serviços, como bibliotecas e restaurantes universitáriosFoca Lisboa | UFMG

A partir desta segunda-feira, 2 de maio, as carteiras de identificação da UFMG serão entregues a estudantes, servidores docentes e técnico-administrativos e funcionários terceirizados nas unidades acadêmicas ou administrativas às quais estão vinculados. Cada unidade vai definir sua logística de distribuição, incluindo local e horários. A medida se aplica a quem já solicitou a carteira e a quem ainda vai solicitar.

O prazo estimado para a confecção da carteira é de 20 dias após a solicitação, que deve ser feita pelo e-mail cracha@pra.ufmg.br. O uso da carteira dá acesso aos prédios, restaurantes universitários, às bibliotecas e ao Centro Esportivo Universitário (CEU).

Segundo a pró-reitora adjunta de Administração, Eliane Aparecida Ferreira, para agilizar a confecção da carteira é importante que o estudante ou servidor fique atento a demandas como enviar um único e-mail, anexar foto 3×4 (com fundo claro e sem boné ou quaisquer acessórios que cubram parte do rosto) e acrescentar uma selfie segurando o próprio documento de identificação (como RG ou carteira de habilitação), para garantir a autenticidade da informação.

A UFMG emite três tipos de documentos de identificação para a comunidade acadêmica: Crachá de Identificação Estudantil (CIE), Carteira de Identidade Funcional (CIF), para professores e técnicos, e Crachá de Identificação (CI), para menores da Cruz Vermelha que atuam na Universidade e prestadores de serviços contratados por fundações ou empresas terceirizadas. Também terão o Crachá de Identificação alunos de disciplinas isoladas, servidores da Advocacia-Geral da União, ex-servidores voluntários, professores eméritos e pesquisadores.

Desbloqueio
Para liberar a carteira para utilização via código de barras, inclusive no bandejão, o integrante da comunidade acadêmica deve acessar o MinhaUFMG e clicar em Sistema de controle de acesso aos espaços físicos. No link Clique aqui para acessar seu crachá, na tela seguinte, há a opção de desbloqueio. Nessa mesma área, também é possível bloquear o cartão em caso de perda ou roubo e solicitar a segunda via.

Para saber mais sobre os documentos necessários para solicitar a carteira, os estudantes devem acessar o site Viver UFMG, no menu Primeiros passos, e escolher o link Carteirinha UFMG. Para os servidores, funcionários terceirizados e outros integrantes da comunidade, as informações estão disponíveis no menu Serviços do Portal UFMG.