Comunidade acadêmica da Escola de Enfermagem participa de encontro com Pró-Reitora e Diretora da PRAE

A Escola de Enfermagem da UFMG recebeu nesta segunda-feira, 2 de outubro, a Pró-reitora de Assuntos Estudantis (Prae), professora Licínia Maria Correa e a Diretora de Políticas de Apoio a Projetos de Estudantes (Prae) e professora da EEUFMG, Érica Dumont Pena.

O objetivo do encontro foi ouvir as demandas da comunidade acadêmica da Unidade e entender as questões que permeiam a permanência dos estudantes na UFMG. “É importante que os estudantes conheçam a Prae, dialoguem e conversem nesse debate aberto, isso fortalece os canais de discussão”, destacou a professora Sônia Maria Soares, diretora da  EEUFMG.

Ideia reforçada pela professora Licínia Maria. “Para nós é uma possibilidade de dialogar diretamente com estudantes, com representações estudantis e entender quem são essas pessoas. Além de ter esse conhecimento do cotidiano acadêmico, das vivências, e o que de fato afeta profundamente a vida estudantil”, enfatizou.

Ela relatou, ainda, que é importante entender o perfil dos estudantes, especificamente, dos cursos da Escola de Enfermagem, que tiveram uma mudança radical no perfil em função das ações afirmativas. “O que os estudantes trazem como especificidades? As demandas do ponto de vista étno-racial, gênero, de pertencimento territorial, do ponto de vista das ações afirmativas, das pessoas com deficiência. A ideia do encontro é essa”.

A professora Érica Dumont afirmou que  é importante não só falar com o estudante, como também ouvir as perspectivas, para que seja possível ir modificando as ações, ajustar e transformar.

Além de ouvir os estudantes, Érica ressalta que o encontro é importante para apresentar à comunidade acadêmica o trabalho das diretorias que compõem a Prae, como a Diretoria de Políticas de Apoio a Projetos de Estudantes, a Diretoria de Políticas de Ações Afirmativas e a Diretoria de Assistência Estudantil. “Essas diretorias fomentam chamadas para apoio a eventos, ouvem os estudantes, coordenam política de assistência estudantil e hoje viemos discutir um pouco dessas ações que a gente tem desenvolvido na Prae”, finalizou.

O estudante Gabriel Simões, do 9º período do curso de Enfermagem e membro do Diretório Acadêmico Marina Andrade Resende (DAMAR), destacou que a visita institucional da Prae para estabelecer um diálogo não apenas com as representações formais, mas com todos os estudantes que desejassem ouvir e ser ouvidos, ajuda a concretizar um anseio antigo dos ocupantes do campus saúde de ter uma maior proximidade com o universo cultural, político e administrativo da cidade universitária.

Fonte: Escola de Enfermagem UFMG