Prae celebra 10 anos de fundação e rememora construção de política de permanência na UFMG
Em evento no dia 3, Rosana Heringer, da UFRJ, abordará o desafio enfrentado pelas universidades públicas brasileiras no campo da assistência estudantil
Recepção aos calouros 2024: novas gerações, novas demandasFoto: Foca Lisboa | UFMG
Nesta terça-feira, 3, a Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) realizará um evento em comemoração do aniversário de dez anos de sua criação. As atividades ocorrerão das 14h às 17h no auditório da Reitoria.
A mesa de abertura terá vez às 14h, com a participação da reitora da UFMG, Sandra Regina Goulart Almeida, do vice-reitor, Alessandro Fernandes Moreira, da pró-reitora de Assuntos Estudantis, Licinia Maria Correa, do primeiro pró-reitor, Tarcísio Mauro Vago (gestão 2014-2018 e 2018-2022), do estudante Gabriel Lopo, representante do Diretório Central de Estudantes (DCE), e do coordenador nacional do Fórum de Pró-reitores de Assuntos Estudantis (Fonaprace), Sandro Ferreira. Segundo a programação do evento, os participantes da mesa vão recuperar as “memórias da construção da política de permanência estudantil na UFMG”.
Em seguida, às 15h, a professora Rosana Heringer, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), fará a conferência O desafio de articular a política institucional de permanência estudantil nas universidades públicas, seguida de debate. Às 16h20, será lançada chamada pública, cujos detalhes serão divulgados na ocasião.
Berimbau, parceiro cênico Uma apresentação artística encerra o evento. Joel Martins Anselmo, estudante do curso de Licenciatura em Dança, fará a performance Mandinga e stance: um diálogo entre a capoeira e as danças urbanas. Seu trabalho resulta de pesquisa que busca encontrar uma intersecção entre as danças urbanas e a capoeira. A investigação teve o objetivo de identificar o potencial de manifestações do berimbau para além de sua caracterização como instrumento sonoro, transformando-o em parceiro cênico na busca de unidade das corporeidades.
Assistência estudantil
A Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) da UFMG foi criada em 11 de novembro de 2014, por meio de resolução complementar do Conselho Universitário. Na ocasião, foi definido que competiria à instância elaborar, coordenar e avaliar projetos de assistência estudantil, de ações afirmativas, de combate ao preconceito e às opressões e de articulação acadêmica com a Fundação Universitária Mendes Pimentel (Fump), entre outras ações. A descrição completa das competências e da estrutura da Prae pode ser consultada na resolução nº 11/2014, de 11 de novembro.
Os demais documentos relativos à institucionalidade da Prae, como seu regimento interno e sua política para a permanência de estudantes na UFMG, podem ser consultados no Portal UFMG. Nela, também é possível conhecer os membros da equipe gestora e do Conselho de Assuntos Estudantis da Pró-reitoria, consultar atas e tomar ciência das atividades que vêm sendo realizadas pelo Fórum de Pró-reitores de Assuntos Estudantis (Fonaprace), cujo próximo encontro nacional, a ser realizado em 2025, deve ocorrer na UFMG.
Campus Pampulha: por dia, milhares de alunos usufruem de suas instalações e circulam por seus espaçosFoto: Foca Lisboa | UFMG