‘Reflorestando a universidade’: encontro discute presença dos povos originários no ensino superior

Com início às 14h, evento na Faculdade de Direito abre a programação do Abril Indígena

Flagrante do Abril Indígena de 2022
Flagrante do Abril Indígena de 2022Foto: Raphaella Dias | UFMG

Um encontro na Faculdade de Direito abre nesta sexta-feira, 14, a programação de mais uma edição do Abril Indígena na UFMG. Além da mesa de abertura, que terá como tema A presença indígena no ensino superior: reflorestando a universidade, a iniciativa do Coletivo Indígena e da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis terá atividades como aula aberta sobre saúde da mulher indígena, mostra de produções audiovisuais e caminhada com os estudantes da Formação Intercultural de Educadores Indígenas (Fiei).

A mesa de abertura, das 14h às 17h, terá participação da reitora Sandra Regina Goulart Almeida, da assessora de Inclusão e Diversidade do Tribunal Superior Eleitoral, Samara Pataxó, da pró-reitora de Assuntos Estudantis, Licínia Correa, do diretor da Faculdade de Direito, Hermes Guerrero, da vice-presidente do Centro Acadêmico Afonso Pena (Caap), Ana Lú Santos, e do representante dos estudantes indígenas Guilherme Pankararu. O evento é aberto ao público.

A UFMG tem hoje cerca de 200 estudantes indígenas: 140 na Fiei, 50 ocupantes de vagas suplementares em 10 cursos de graduação e mais 10 alunos de pós-graduação.

A programação do Abril Indígena será definida nos próximos dias.