Seminário Internacional Pró-Reparações chega à UFMG com programação de destaque

Equipe da UFMG que participa da organização do evento | Foto: UDH/Proex

Equipe da UFMG que participa da organização do evento | Foto: UDH/Proex

Nesta quarta-feira, 12 de novembro, a UFMG abriu as atividades do II Seminário Internacional Pró-Reparações, evento que integra a programação do Novembro Negro.

A abertura, que aconteceu no Auditório da Escola de Engenharia, contou com a presença de Diva Moreira, coordenadora do Coletivo Minas Pró-Reparações, da reitora Sandra Goulart Almeida e da pró-reitora de Assuntos Estudantis, Licínia Maria Corrêa.

O seminário tem o apoio e a participação da Pró-reitoria de Extensão (Proex), por meio da Diretoria de Direitos Humanos (UDH), da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae), da Pro-reitoria de Cultura (Procult) e de diversos professores, técnicos e estudantes extensionistas da Universidade.

O evento reúne intelectuais, jornalistas e lideranças sociais de diversos países, como Angola, Argentina, Colômbia, Cuba, Estados Unidos, Guiné-Bissau, Moçambique, Porto Rico e Venezuela, além do Brasil.

Na sexta-feira, 14 de novembro, o destaque será a conferência magna de Francia Márquez, vice-presidenta da Colômbia.

A programação completa está disponível na página oficial do seminário.

Promovido pelo Coletivo Minas Pró-Reparações, o evento tem como propósito “avançar na construção dos fundamentos das reparações, para a elaboração de projetos políticos de nação, diaspóricos e panafricanistas, de forma autônoma e popular, impulsionando as instituições públicas e privadas, além das bilaterais e multilaterais, propondo novas institucionalidades para as reparações”.