UFMG amplia recepção com rodas de conversa e plantões ‘tira-dúvidas’ sobre a vida acadêmica

Candidatos e calouros farão rolês inclusivos pelo campus e receberão, antes mesmo do início do semestre letivo, informações sobre reserva de vagas, assistência estudantil e cotidiano da instituição

Atividades de recepção vão indicar caminhos para entrar e viver a Universidade
Atividades de recepção vão indicar caminhos para entrar e viver a Universidade Imagem: Cedecom UFMG

Candidatos aos cursos de graduação que se submetem às bancas de heteroidentificação e validação de condição de deficiência, ou que aguardam as chamadas das listas de espera, e calouros já matriculados na UFMG poderão participar, na próxima semana, de uma série de atividades: orientações sobre os processos seletivos na Universidade, passeios pelo campus Pampulha e realização de rodas de conversa sobre política estudantil e o cotidiano acadêmico.

A programação dessa recepção que antecede o início das aulas será realizada de 27 a 29 de fevereiro. Ela foi organizada pela Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae), em parceria com o Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI), o Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DRCA), a Comissão Permanente de Ações Afirmativas e de Inclusão Social (CPAA) e o Centro de Comunicação (Cedecom).

A pró-reitora adjunta de Assuntos Estudantis, Shirley Miranda, explica que a organização dessa semana de atividades decorre da percepção de que, em anos anteriores, candidatos e estudantes ingressantes já visitavam a UFMG antes mesmo da tradicional recepção de calouros, que ocorre na primeira semana do período letivo. “Eles querem se situar na cidade e na própria UFMG o mais rapidamente possível. Por isso, pensamos em atividades que possibilitem a eles se apropriarem dos territórios da Universidade”, afirma Shirley Miranda.

De acordo com ela, a programação tem “dimensão intersetorial”, uma vez que a Prae se articulou com outros setores para organizá-la. “Com o NAI, por exemplo, desenvolvemos formas de acolher e ajudar os estudantes com deficiência a se situarem nos ambientes da UFMG”, diz a pró-reitora.

Outro objetivo da programação, segundo Shirley, é antecipar o processo de oferta de informações sobre a política de assistência estudantil, de modo que os estudantes possam se organizar melhor para pleitear o ingresso nos programas. Nesse sentido, a pró-reitora adjunta destaca que a própria mudança no perfil dos estudantes da UFMG obriga a instituição a pensar novas estratégias de acolhimento. “Com a recente revisão na Lei de Cotas, já observamos, na primeira chamada do Sisu UFMG, um crescimento de candidatos de baixa renda. Isso é muito positivo, porque comprova que vivemos um processo de ampliação da democratização do acesso ao ensino superior. Por outro lado, nos traz o desafio de aprimorar as formas de acolhimento”, avalia Shirley.

Programação
Duas rodas de conversa abrem as atividades. Na terça-feira, dia 27, às 10h, na tenda da Praça de Serviços, o tema em foco é o funcionamento da reserva de vagas na UFMG. No dia seguinte, no mesmo horário e local, será a vez da assistência estudantil e seus critérios e mecanismos de acesso. Essa atividade contará com o apoio da equipe da Fundação Universitária Mendes Pimentel (Fump).

O primeiro rolê pelo campus será realizado na quinta-feira, dia 29. O passeio, que dispensa inscrição prévia, vai contemplar pessoas com deficiência, e o seu roteiro inclui ambientes de refeição, como os restaurantes universitários (RUs), os Centros de Atividades Didáticas (CADs), unidades acadêmicas e pontos de ônibus.

O Diretório Central de Estudantes (DCE) também receberá os estudantes antes do início das aulas e programou para sábado, dia 2, das 9h às 13h30, na Praça de Serviços, a atividade Venha conhecer a UFMG com o DCE.

 

A programação preparada pela Prae prossegue na semana de início das aulas com dois outros rolês pelo campus, também destinados a pessoas com deficiência (na terça-feira, dia 5, e na quinta-feira, dia 7). Nos dois dias, o passeio começa às 10h e também prevê passagens pelos restaurantes universitários e outros ambientes de refeição, CADs, pontos de ônibus e unidades acadêmicas. A atividade prescinde de inscrição prévia.

Uma roda de conversa sobre o tema Estudar, permanecer e ser UFMG será realizada na Escola de Arquitetura no dia 5, às 18h.

Três atividades encerram a recepção estendida: roda de conversa na Faculdade de Direito (quarta, dia 14, às 17h) sobre o tema Estudar, permanecer e ser UFMG, novo rolê para pessoas com deficiência no campus Pampulha (quinta, dia 15, às 10h, com partida da tenda da Praça de Serviços) e outra roda de conversa no campus Saúde (terça, dia 19, às 17h) sobre o tema Estudar, permanecer e ser UFMG.

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Grupo de estudantes na Praça de Serviços: acolhimento baseado na vivência e em informaçõesFoto: Foca Lisboa | UFMG

Estudantes acolhendo estudantes

Um dos pontos altos da programação de recepção serão os plantões tira-dúvidas na Praça de Serviços conduzidos por bolsistas da UFMG. “Estudantes vão acolher estudantes. Nossos alunos fornecerão informações básicas e relatarão suas experiências na Universidade. Temos bolsistas que acessam programas de assistência estudantil e outros que passaram pelas bancas de heteroidentificação racial. Esse movimento de educação entre pares facilita o diálogo e a compreensão de processos e informações e propicia um acolhimento mais igualitário e horizontal”, defende a professora Érica Dumont, diretora de Políticas de Apoio a Projetos de Estudantes da Prae.

Os encontros serão realizados na tenda da Praça de Serviços, das 8h30 às 16h30, no período de 27 a 29 de fevereiro. Na semana seguinte, de 4 a 6 de março, o horário dos plantões será estendido até as 20h30.

Para se inscrever nas atividades promovidas pelo DCE, acesse o link https://forms.gle/1C1LP7qv2D1hb6GD9

Flávio de Almeida
(CEDECOM)