Ciclo de aulas públicas sobre direitos humanos e violência: reverberações e consequências do golpe de 1964

Data: 12 de maio de 2014
Horário: 19h30 – 21h30
Local do evento: Centro Cultural da UFMG
Endereço: Av. Santos Dumont, 174 – Centro– Belo Horizonte – MG – Tel.: (31)3409-8290
Aberto ao público

A universidade brasileira nos regimes militar e democrático: resistência, acomodação e repercussões no campo dos direitos humanos é o tema da palestra que será realizada no dia 12 de maio no Centro Cultural da UFMG de 19:30 horas às 21:30. Os expositores são os professores da UFMG Rodrigo Patto Sá Motta (História) e José Luiz Quadros (Direito) e o evento é coordenado pela professora Maria Guiomar Frota (ECI/UFMG).

Universidade na ditadura e na democracia

A palestra é a primeira de um ciclo de aulas públicas que tem como objetivo refletir sobre Direitos Humanos e Violência na contemporaneidade buscando as conexões do tema com o contexto ditatorial instaurado no Brasil com o golpe de 1964. O que se pretende é pensar sobre as reverberações e as conseqüências do golpe militar hoje no que se refere ao tema da violência e das violações aos direitos humanos. Os temas dos próximos encontros serão as violações aos direitos dos jovens, das mulheres e dos indígenas também nos contextos atual e ditatorial. O ciclo é aberto ao público e pretende atrair estudantes e movimentos sociais interessados na defesa dos direitos humanos.

Rodrigo Patto Sá Motta possui graduação em História pela UFMG (1990), mestrado em História pela mesma instituição (1993) e doutorado em História Econômica pela Universidade de São Paulo (2000). Realizou estudos de pós-doutorado e atuou como professor-pesquisador visitante na Universidade de Maryland (2006-2007) e na Universidad de Santiago de Chile (2009). Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Minas Gerais e pesquisador do CNPq. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil República e História Contemporânea. Suas pesquisas recentes concentram-se em questões relacionadas ao golpe de 1964 e ao regime militar, envolvendo temas como repressão política (DOPS, ASI), anticomunismo, política universitária, memória e atuação da esquerda. As publicações mais relevantes são os livros: “Em guarda contra o perigo vermelho: o anticomunismo no Brasil”, “Jango e o golpe de 1964 na caricatura” e seu mais recente livro que inspirou o tema dessa exposição “As universidades e o regime militar” (Zahar, 2014).

José Luiz Quadros de Magalhães é doutor em Direito pela UFMG (1996), professor associado da mesma universidade e professor titular da PUC-MG. Possui experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Constitucional, Internacional, Teoria do Estado e da Constituição. Foi professor visitante em cursos de pós-graduação de diversas universidades – Universidad Libre de Bogotá, Universidad de Buenos Aires e Universidad de la Habana (Cuba) e também pesquisador na Universidad Nacional Autónoma de México. Atualmente Coordena o programa Pólos de Cidadania da UFMG. No campo dos direitos humanos publicou os livros “Direitos Humanos: sua história, sua garantia e a questão da indivisibilidade” e “Direitos Humanos na Ordem Jurídica Interna”, além de numerosos e importantes artigos.

Fonte: Release de divulgação