12ª Jornada de Extensão

O impacto na formação do estudante foi tema das atividades do evento, que aconteceu no dia 4 de junho na Escola de Engenharia – campus Pampulha

O aprendizado se constrói com base no intercâmbio de saberes e, nada melhor para isso, do que levar o que é desenvolvido dentro da universidade para longe das paredes das salas de aula. Essa é a função da extensão universitária na UFMG: ampliar a troca de conhecimento entre as pessoas por meio de programas, projetos, eventos, cursos e prestações de serviços.

Com base nesse pensamento, O impacto na formação do estudante foi tema da XII Jornada de Extensão da UFMG, que aconteceu em 4 de junho, e lotou o auditório principal da Escola de Engenharia, no campus Pampulha da UFMG.

A abertura contou com palestra da professora Marcela Guimarães Assis, então titular da Diretoria de Políticas de Extensão

O evento, que acontece anualmente há doze anos, buscou aproximar os estudantes de graduação que participam de ações de extensão, permitindo interação entre eles. Foram 700 inscritos, incluindo bolsistas do Programa de Bolsas de Extensão (Pbext/2013), alunos voluntários, professores e servidores técnico-administrativos da UFMG.

A abertura ficou por conta da professora Marcela Guimarães Assis, titular da Diretoria de Políticas de Extensão. “Queremos que as atividades sejam cada vez mais divulgadas e a participação do corpo docente ampliada”, enfatizou.

A palestra O impacto da extensão na formação do estudante foi ministrada pela professora da Faculdade de Educação Ana Maria Rabelo Gomes, que atua no âmbito da extensão desde que ingressou no corpo docente da UFMG, em 1999. “Nos últimos anos as universidades deixaram de ser esse lugar tão distanciado e passaram a ter um papel social. Se mudaram as relações da universidade com a sociedade, isso tem implicações para a pesquisa e para a extensão”, expôs Ana Maria.

Representando o programa Escola Integrada, Rebeca Prado Santos e Dulcimara Rezende Anastácio, também falaram de suas vivências na extensão, explicando o que é realizado no programa.

Já a professora Juliana Vilela Bastos, do departamento de Odontologia Restauradora, explanou sobre a relação que a extensão tem na formação acadêmica e o impacto do projeto Traumatismo Dentário na modificação da grade curricular do curso de Odontologia. “Minha história se confunde com a da extensão. Não consigo pensar na minha trajetória, não consigo pensar na própria Universidade sem o sopro de renovação que a extensão representa”, disse Juliana.

O Circuito UFMG, telejornal produzido pela TV UFMG, fez a cobertura das atividades. Confira no vídeo (trecho de 10’21” ao 13’43”)

Além de comparecerem em peso, os estudantes também integraram a programação relatando experiências, como as bolsistas do Programa Núcleo de Educação Musical e Cultura da Escola de Música da UFMG: Priscilla Costa Ribeiro, Iara Alves Gonzaga e Adryelle  Meneses, dos projetos Música na Escola, Música para Todos e Viva Música, respectivamente.

Diferentes impactos

“Estou tendo a oportunidade de experimentar o campo em que eu quero trabalhar. Entrei na universidade pretendendo fazer divulgação cientifica para a comunidade, que era meu foco também, e estou achando bastante interessante”, contou Enise de Castro Silva, aluna do segundo período de Comunicação Social e bolsista do projeto Ciência no ar, em sua primeira participação na Jornada

Para o estudante André Toledo, do sétimo período do curso de Medicina, ser bolsista amplia a visão da importância da Universidade na comunidade. “Quando o aluno fica só em aula e, no caso da Medicina, em atendimento, fica sem enxergar muito o retorno que pode dar para a sociedade”, relatou o estudante que atua no projeto Atendimento ao paciente no ambulatório de neurologia cognitiva e comportamental do Hospital das Clínicas da UFMG.

Participando pela terceira vez da Jornada, Fernanda Loureiro, que está no nono período de Enfermagem, compõe o grupo de bolsistas do projeto Assistência à saúde para a prevenção e controle dos agravos cardiovasculares. De acordo com ela, dentro da escola o tempo de contato com os pacientes é muito curto. Por atuar na extensão, consegue aliar a prática com a teoria de uma maneira mais intensa.

Houve espaço para debates. Encerrando o evento, o Grupo de Percussão da UFMG, que é uma ação de extensão da Universidade, encantou o público com a apresentação de duas peças. Em seguida, os estudantes participaram de sorteios de brindes e de uma confraternização, que reforçaram a socialização proposta pelos organizadores.