2016

Com o tema ‘Tecnologias e sociedade: contribuições da Extensão a 15ª Jornada de Extensão da UFMG aconteceu em maio de 2016, no auditório Nobre do CAD 1 – campus Pampulha da UFMG.

Debate ministrado pela pró-reitora adjunta em 2016, a professora Claudia Mayorga

Havia a expectativa de reunir cerca de 800 estudantes de graduação que recebiam bolsa do Programa de Bolsas de Extensão (Pbext 2016), além dos estudantes voluntários, professores e servidores técnico-administrativos participantes de ações de extensão e membros das comunidades parceiras de programas e projetos. A Jornada daquele ano contou com a presença de um ônibus de bolsistas de extensão que vieram do campus Montes Claros, representando a extensão do Instituto de Ciências Agrárias que, na época, contava com 140 ações em execução, em todas as áreas temáticas da extensão universitária.

De acordo com a pró-reitora adjunta de Extensão da época, professora Claudia Mayorga, “uma das questões que orientou a escolha da temática se relaciona com as constatações de que vivemos numa sociedade da informação e a tecnologia não é algo que está desconectado de nossa vida social, bem como da vida das instituições. O que a gente quer é pensar como essa articulação entre as tecnologias e os problemas da sociedade brasileira têm se dado e como a gente pode fortalecer essa dimensão que é relativamente inovadora”, explica.

Na cerimônia de abertura compareceram o reitor e a vice-reitora da UFMG em 2016, professor Jaime Arturo Ramirez e professora Sandra Goulart Almeida e as pró-reitoras de Extensão, Benigna Maria de Oliveira e Claudia Andrea Mayorga Borges. Em seguida houve uma apresentação cultural com o grupo de Percussão da Escola de Música da UFMG, coordenado pelo professor Fernando Rocha. Um dos pontos altos da Jornada foram os relatos de experiências de 4 programas e projetos de extensão que serão apresentados por estudantes e por membros das comunidades participantes. As iniciativas foram das escolas de Engenharia, Enfermagem, Arquitetura e do Instituto de Geociências, como explica Mayorga.

Vídeo da TV UFMG da 15ª Jornada de Extensão da UFMG (2016).

“Queremos de fato fazer um debate com a pluralidade de vozes que marcam a extensão universitária, portanto se a extensão é essa dimensão que exige articulação de diversas vozes e experiências ter a participação da comunidade apresentando sua perspectiva, seu ponto de vista e de alguma maneira dando o feedback do impacto dessas ações na sua comunidade, nas suas vidas, é um elemento muito importante pra nós pois entendemos que é um elemento muito importante”, afirma Claudia em declaração dada na época do evento.

Outro ponto importante da Jornada, salientado pela pró-reitora adjunta de Extensão é a troca. “Muitas vezes os estudantes que estão iniciando essas atividades  podem ter ideia de um alcance muito demarcado do seu projeto, do programa no qual ele está inserido e o encontro, a escuta e o diálogo com outras experiências possibilita uma ampliação tanto do campo teórico, disciplinar e do conhecimento quanto da construção de pontes, de articulações entre projetos e programas distintos, portanto a Jornada é uma oportunidade única de propiciar um encontro entre essas diversas experiências”, conclui.

Reportagem do Circuito UFMG sobre a 15ª Jornada de Extensão (25″)