2019

18ª Jornada de Extensão

Programação do evento girou em torno da formação acadêmica e cidadã dos estudantes e aproximou estudantes, coordenadores e a comunidade externa

Cerca de 600 estudantes de graduação da UFMG, bolsistas de extensão, dos campi da UFMG em Belo Horizonte e Montes Claros, que em 2019 recebiam bolsas do edital de fomento de bolsas para programas e projetos de Extensão (Pbext), foram os convidados da Jornada de Extensão da UFMG, que chegou à 18ª edição debatendo a Formação acadêmico-cidadã dos(as) estudantes.

O evento que aconteceu em 22 de maio teve por objetivo a troca de conhecimentos, o estímulo a novas iniciativas e a aproximação de ações com temáticas semelhantes, aproximando estudantes, coordenadores e a comunidade externa. Também foram convidados os alunos voluntários, professores e servidores técnico-administrativos participantes de ações de extensão e os membros das comunidades parceiras dos programas e projetos.

Segundo o Diretor de Apoio à Gestão da Extensão, professor Glaucinei Rodrigues Corrêa, da Escola de Arquitetura, “a cada ano a gestão da Proex aborda um tema relacionado às diretrizes da extensão universitária, sempre buscando uma representação dos estudantes, professores e dos participantes das comunidades que dialogam com a ação de extensão”, explica.

#EstouNaJornada[Foto: Amanda Custódio]

Publicado por Proex UFMG em Sexta-feira, 24 de maio de 2019

À esquerda professor Yurij Castelfranchi, à direita o diretor de apoio à gestão da extensão, professor Glaucinei Rodrigues

Em sua 18ª edição, a jornada teve como metodologia o relato de experiências de três ações de extensão, seguido de debate mediado pelo professor da Escola de Música Carlos Ernest Dias. Os relatos foram apresentados por estudantes e por representantes das comunidades participantes. Houveram iniciativas apresentadas por professores da UFMG: ‘CIPMOI – Programa de Qualificação de mão-de-obra’, orientado pelo professor Aldo Giuntini;  ‘A embriologia no contexto social’, orientado pela professora Gerlusa Borges e o projeto ‘Feira UAI – UFMG artesanal internacional’, orientado pela professora Sibelle Costa. Uma das ações escolhidas foi o curso de extensão intensivo de preparação de mão de obra industrial, de acordo com Glaucinei, “Nós escolhemos o CIMPMOI, ação de extensão mais antiga na universidade, e os outros dois projetos foram contemplados com edital de fomento à curricularização da extensão”.

O evento foi aberto ao público e aconteceu no Auditório Nobre do CAD I, no campus Pampulha e, em sua programação, incluiu relatos de experiência, debate e apresentação cultural.  Ao final houve a emissão de certificados aos participantes.

Confira no Facebook da Proex mais fotos sobre a 18ª edição da Jornada de Extensão.

Redação: Bruna Diana Silva