2024

23ª Jornada de Extensão

Projetos de extensão que democratizam a universidade são destaque no evento

Evento teve a apresentação de atividades por estudantes e parceiros externos, que relataram as contribuições da extensão para a democratização da universidade | Foto: Eduardo Maia/Proex
A 23ª edição provou que a extensão democratiza a universidade | Foto: Eduardo Maia/Proex UFMG

A 23ª Jornada de Extensão foi um verdadeiro sucesso! Rolou nos dias 7 e 8 de maio de 2024, no auditório do CAD1, no campus Pampulha, e reuniu uma galera engajada em tornar a universidade mais acessível e inclusiva.

Logo na abertura, a turma fez uma homenagem às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul e puxou uma reflexão sobre desastres ambientais, injustiças e desigualdades sociais. A jornada foi comandada pelo estudante de Jornalismo João Pedro Salles, MC do evento, e contou com a apresentação de três projetos que fazem a diferença.

Ciclo Permanente de Estudos e Debates sobre Educação Básica

O estudante Gabriel Gomes, do curso de História da UFMG, apresentou esse projeto do Centro Pedagógico. A iniciativa promove diálogos com escolas de BH para disseminar as culturas afro-brasileira e indígena. A EMEI Santa Cruz é uma das parceiras e esteve representada pelas educadoras Maria de Jesus e Janaína Uiara. Elas destacaram como o projeto ajuda a cumprir leis que tornam obrigatório o ensino dessas culturas nas escolas. ​

Sentidos do Nascer

As estudantes de graduação Ryanne Menezes (Terapia Ocupacional) e Gabriela Coelho (Enfermagem) falaram sobre esse projeto que busca a conscientização pública sobre o parto normal e a redução das cesarianas no Brasil. Ryanne destacou que “o jeito como nascemos reflete a sociedade em que vivemos”. ​

Laboratório de Alfabetização e Letramento (LAL)

Outra ação apresentada foi o Laboratório de Alfabetização e Letramento (LAL), da Faculdade de Educação (FaE). A atividade foi relatada pelas estudantes da UFMG Isadora Felipe e Letícia Lima, ambas do curso Pedagogia.

Desde 2021, o LAL realiza eventos de formação e produz materiais didáticos para estudantes de licenciatura e professores da rede pública.

Presente ao evento, a professora de educação infantil da rede de ensino de BH, Sônia Souza, ressaltou como o projeto tem feito a diferença na alfabetização de crianças. “É encantador o crescimento delas. Essa experiência mostra quão importante e transformador é a interação entre a universidade e a educação básica”, disse Sônia.

A programação da 23ª Jornada de Extensão teve também apresentação do Grupo de Percussão da UFMG e oficinas sobre extensão para a comunidade universitária.

📸 Confira mais fotos do evento.