23ª Jornada de Extensão discutirá a democratização da universidade

Evento terá oficinas, debates e seminário com a participação de estudantes, parceiros externos e o Grupo de Percussão da UFMG

Equipe do projeto Laboratório de Alfabetização e Letramento: contribuições para a democratização da Universidade | Foto: Eduardo Maia/Proex

Equipe do Laboratório de Alfabetização e Letramento (LAL): contribuições para a democratização da Universidade | Foto: Eduardo Maia/Proex

O campus Pampulha da UFMG receberá na terça e quarta-feira, dias 7 e 8 de maio, a 23ª Jornada de Extensão, com o tema Extensão e democratização da universidade. As inscrições de ouvintes podem ser feitas até quarta, às 12h. A participação é gratuita (com certificado).

A programação será aberta na terça (7) com duas oficinas no Espaço VOA da Estação Ecológica. No turno da manhã, ocorrerá oficina com a participação exclusiva de estudantes, que vão discutir a temática do evento e os conceitos, diretrizes e modalidades da extensão universitária. No turno da tarde, será a vez dos coordenadores, secretários e membros dos Colegiados de Extensão (Cenex) participarem da oficina As boas práticas da gestão na extensão.

Na quarta (8), às 14h30, o auditório do Cad 1 será palco do seminário da jornada. A atividade será conduzida pelo mestre de cerimônia (MC) João Pedro Salles, estudante do curso de Jornalismo da UFMG e integrante da Rádio Terceiro Andar.

A atividade será a aberta por mesa com a participação de docentes que integram a gestão da Pró-reitoria de Extensão (Proex). Em seguida, haverá apresentação cultural do Grupo de Percussão da UFMG, que é coordenado pelo professor da Escola de Música Fernando Chaib.

Contribuições para a democratização

O ponto alto do seminário será a apresentação de três atividades de extensão, as quais vão demonstrar ao público suas experiências e resultados sob a perspectiva da democratização da Universidade. As apresentações serão realizadas pelos discentes extensionistas vinculados a essas ações e pelos respectivos parceiros externos.

O projeto Ciclo Permanente de Estudos e Debates sobre Educação Básica, do Centro Pedagógico (CP/UFMG), será apresentado pelos estudantes Gabriel Henrique e Bruno Henrique e pelas professoras Maria de Jesus e Janaína Uiara, da Escola Municipal de Educação Infantil Santa Cruz (Emei Santa Cruz).

As estudantes Ryanne Menezes e Gabriela Coelho vão relatar as experiências do projeto Sentidos do Nascer, da Faculdade de Ciências Econômicas (Face). Quem também vai participar é o Laboratório de Alfabetização e Letramento (LAL), da Faculdade de Educação (FaE), que será apresentado pelas estudantes Isadora Felipe e Letícia Lima e Sônia Souza (comunidade externa).

Ao fim, haverá debate mediado pelo pró-reitora de Extensão da UFMG, professora Claudia Mayorga, com a participação dos estudantes, comunidades e público.

Promovido anualmente pela Proex, a Jornada de Extensão busca incentivar a troca de saberes e experiências entre os participantes, estimular o protagonismo estudantil, dar boas-vindas aos novos bolsistas e voluntários e divulgar a extensão da Universidade para os públicos interno e externo.

Outras informações estão no site do evento e nas redes sociais da Proex.