Extensão na UFMG

Atividades

 

No ano de 2023, conforme o (Siex), a Universidade desenvolveu 3.725 atividades nas modalidades programa, projeto, curso, evento e prestação de serviços.

ModalidadesQuantidade (atividades)
Programas236
Projetos1803
Eventos600
Cursos483
Prestação de serviço603

Público impactado

 

A UFMG impactou 3.576.707 pessoas com suas atividades de extensão.

ModalidadesQuantidade (pessoas)
Projeto3.554.848
Eventos19.466
Cursos1877
Prestação de serviço516

Essas atividades estão distribuídas em oito áreas: comunicação; cultura; direitos humanos e justiça; educação; meio ambiente; saúde; tecnologia e produção; e trabalho.

Atores envolvidos

 

São 13.813 atores envolvidos na execução das ações: professores, estudantes, técnicos administrativos e os parceiros da comunidade externa, que trabalham em estreita parceria com diversos setores da sociedade (comunidades, movimentos sociais, empresas, políticas públicas e órgãos públicos em geral de todas as regiões do Brasil e até do exterior).

EquipesQuantidade
Docentes2396
Técnicos administrativos672
Estudantes de graduação 6517
Estudantes de pós-graduação2192
Colaboradores externos 2036

Papel da Proex

 

A Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), órgão da Administração Central da Universidade, é responsável por fomentar, acompanhar, avaliar, articular, divulgar e coordenar as atividades de extensão de acordo com as deliberações do CEPE e de sua Câmara de Extensão.

Em suas últimas gestões (2018 em diante), a PROEX atuou de forma decisiva para o fortalecimento da extensão da UFMG, bem como para seu reconhecimento pela comunidade interna e externa.

Indissociabilidade

 

O lugar ocupado pela indissociabilidade está definido no Estatuto, Regimento Geral e normativas mais recentes da UFMG, como as que regulamentaram a integralização da extensão nos currículos dos cursos de graduação e a política de divulgação científica da Universidade.

São exemplos também a atuação de grupos, laboratórios e núcleos em torno de temas emergenciais da sociedade, tais como: Programa Participa UFMG Mariana e Rio Doce, Projeto Brumadinho, as Redes Interdisciplinares e a criação da Universidade dos Direitos Humanos (UDH).

 

Formação em extensão

 

Respeitando as diretrizes nacionais, a UFMG tem promovido a integração de experiências de extensão aos currículos de graduação e programas de pós-graduação, por meio do aproveitamento de créditos e da Formação em Extensão Universitária (FEU).

Fonte: Siex (atualização em maio 2024)