Extensão na UFMG

Na UFMG, cabe à Pró-reitoria de Extensão (Proex), órgão da Administração Central da Universidade, fomentar, acompanhar, avaliar, articular, divulgar e coordenar as atividades de extensão de acordo com as deliberações do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe).

No ano de 2022, conforme o Sistema de Informação da Extensão (Siex), a Universidade desenvolveu 4.034 atividades nas modalidades programa, projeto, curso, evento e prestação de serviços.

Programas255
Projetos1919
Eventos637
Cursos554
Prestação de serviços669

A extensão impacta 7.698.649 pessoas nas áreas de comunicação, cultura, direitos humanos e justiça, educação, meio ambiente, saúde, tecnologia e produção e trabalho.

Essas atividades são executadas por professores, estudantes, técnico-administrativos e parceiros da comunidade externa, em interação com outros setores da sociedade (políticas públicas, comunidades, movimentos sociais, empresas e órgãos da justiça) em todas as regiões do país e até no exterior.

Docentes2490
Técnico-administrativos707
Estudantes de graduação 7014
Estudantes de pós-graduação2399
Colaboradores externos 3187

Indissociabilidade

A Proex busca potencializar a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, a integração dessas dimensões e a interação transformadora entre a Universidade com diversos setores da sociedade.

O lugar ocupado pela indissociabilidade está definido no Estatuto, Regimento Geral e normativas mais recentes da UFMG, como as que regulamentaram a integralização da extensão nos currículos dos cursos de graduação e a política de divulgação científica da Universidade.

São exemplos também as articulações de grupos, laboratórios e núcleos em torno de temas emergenciais da sociedade, tais como: Programa Participa UFMG Mariana e Rio Doce, Projeto Brumadinho, as Redes Interdisciplinares e a criação da Universidade dos Direitos Humanos (UDH).

Nos últimos anos, a extensão da UFMG entrou em uma fase de fortalecimento institucional e reconhecimento pela comunidade interna e externa. No isolamento social imposto pela covid-19, ela se reinventou para se manter atuante nas comunidades.

Formação em extensão

Respeitando as diretrizes nacionais, a UFMG tem promovido a integração de experiências de extensão aos currículos de graduação e programas de pós-graduação, por meio do aproveitamento de créditos e da Formação em Extensão Universitária (FEU).

Fonte: Siex (consulta em 02/03/2023)