Ações da Pró-Reitoria de Pós-Graduação durante a suspensão de atividades presenciais causadas pela pandemia da Covid-19

Informe do Comitê Permanente de Acompanhamento das Ações de Prevenção e Enfrentamento do COVID-19

Informe Comitê Permanente COVID-19

Carta da Reitora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) ao Presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)

Cumprimentando-o cordialmente, reportamo-nos ao Ofício Circular nº 07/2020-GAB-PRCAPES (Processo nº 23038.001701/2020-96) e, especificamente, à Portaria nº 34, de 09 de março de 2020, cuja implementação terá grave impacto nos Programas de Pós-Graduação da Universidade Federal de Minas Gerais.

OFÍCIO UFMG CAPES

Gabinete da Pró-Reitoria de Pós-Graduação – Ofício número 17/2020 encaminhado a Diretora de Bolsas e Programas no País da CAPES

Foi com enorme apreensão que a UFMG tomou conhecimento, em 18 de março passado, dos termos da Portaria Capes nº34/2020 e do Ofício nº07/2020-GAB-PR-CAPES. A implementação das diretrizes comunicadas por meio desses dois documentos terá consequências avassaladoras para o sistema de pós-graduação da UFMG, com forte impacto negativo nos Programas de Pós-Graduação stricto sensu da UFMG e com consequências extremamente danosas para os PPGs com notas 6 e 7 na última avaliação quadrienal da Capes.

OFÍCIO Nº 17/2020/PRPG-GAB-UFMG

Gabinete da Pró-Reitoria de Pós-Graduação – Ofício número 18/2020 encaminhado aos Coordenadores de programas de Pós-Graduação (PPGs) da UFMG

Nas últimas semanas, o sistema nacional de pós-graduação brasileiro tem sido afetado negativamente por uma série de medidas tomadas pela Capes, sem qualquer diálogo com as Instituições de Ensino Superior ou os Programas de Pós-Graduação. A Reitora da UFMG, Profª. Sandra Goulart Almeida tem construído articulações com o apoio da ANDIFES, FORIPES, FOPROP, entre outras entidades e associações representativas, e com vários parlamentares no sentido de se contrapor às medidas tomadas. A Pró-Reitoria de Pós-Graduação tem participado de todas essas articulações e defendido de forma veemente o sistema de pós-graduação da UFMG, um dos mais reconhecidos do país.

OFÍCIO Nº 18/2020/PRPG-GAB-UFMG

Gabinete da Pró-Reitoria de Pós-Graduação – Ofício número 19/2020 encaminhado aos Coordenadores de programas de Pós-Graduação (PPGs) da UFMG

Nesse momento singular pelo qual passamos, nossos pensamentos se voltam para possíveis formas de conduzir as ações no âmbito da pós-graduação da UFMG, buscando que nossas orientações tenham alcance coletivo, sem, contudo, deixar de lado questões individuais que afetam docentes e discentes. Com o intuito de esclarecer aspectos relacionados ao funcionamento das atividades de pós-graduação,reiteramos orientações referentes às atividades realizadas de maneira remota durante o isolamento social imposto pela pandemia do novo coronavírus e fazemos esclarecimentos adicionais.

OFÍCIO CIRCULAR 19/2020/GAB-PRPG