Comissão PGCTA da UFMG

• Elaborar proposta de criação do Comitê Gestor do Patrimônio Genético da UFMG e seu regimento interno;
• Emitir parecer em projetos realizados sob a coordenação/responsabilidade de servidores ativos e inativos da UFMG sobre o enquadramento dos mesmos nas normas de acesso ao patrimônio genético e/ou conhecimento tradicional associado;
• Desempenhar papel consultivo e educativo sobre o cumprimento das normas de acesso ao patrimônio genético e/ou conhecimento tradicional associado.

A composição inicial da Comissão, designada pela Portaria PRPq nº 26/2018, de 05 de setembro de 2018, contava com nove membros, sendo 07 docentes – 01 do Instituto de Ciências exatas – ICEX, 04 do Instituto de Ciências Biológicas – ICB, 01 da Faculdade de Farmácia, 01 da Escola de Veterinária) – além de 01 funcionário da Coordenadoria de Transferência e Inovação Tecnológica – CTIT e de 01 servidor técnico-administrativo em educação da PRPq.

O Regimento do Comitê Gestor do Patrimônio Genético da UFMG – COGEN-UFMG elaborado pela Comissão foi aprovado pela Câmara de Pesquisa do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFMG, conforme Resolução PRPq nº 03/2021, de 30 de novembro de 2021. Ao longo de 2022, a Comissão trabalhou na transição para o COGEN, tendo realizado sua última reunião em 11 de outubro daquele ano.

Os membros do COGEN foram designados pela Portaria nº 10291, de 16 de dezembro de 2022, e a primeira reunião do novo órgão colegiado foi realizada em 08 de fevereiro de 2023.

Abaixo, relação de membros efetivos e suplentes da Comissão, em ordem alfabética, durante todo o seu período de atuação, entre 2014 e 2022.

Docentes

  • Alexandre Salino (ICB)
  • Almir Rogério Pepato (ICB)
  • Amanda Maria Sena Reis (ICB)
  • Andrey Pereira Lage (VET)
  • Ary Corrêa Junior (ICB)
  • Carlos Augusto Rosa (ICB)
  • Elene Cristina Pereira Maia (ICEx)
  • Fernão Castro Braga (FAR)
  • Fabrício Rodrigues dos Santos (Centro de Coleções Taxonômicas / ICB)
  • Grasiely Faria de Sousa (ICEx)
  • Inayara Alves Lacerda (FAR)
  • Jacqueline Aparecida Takahashi(ICEx) – Presidiu a Comissão.
  • Jacqueline Isaura Alvarez Leite (ICEx)
  • João Aguiar Nogueira Batista (Centro de Coleções Taxonômicas / ICB)
  • João Renato Stehmann (Centro de Coleções Taxonômicas / ICB)
  • Jônatas Santos Abrahão (ICB)
  • Kirstern Lica Follmann Haseyama (ICB)
  • Lúcia Pinheiro Santos Pimenta (ICEx)
  • Luiz Henrique Rosa (ICB)
  • Oliveiro Caetano de Freitas Neto (VET)
  • Paulina Maria Barbosa (ICB)
  • Paulo Christiano de Anchietta Garcia (ICB)
  • Rodrigo Otávio Silveira Silva (VET)
  • Vasco Ariston de Carvalho Azevedo (ICB)
  • Verônica Ortiz Alvarenga (FAR)

TAE

  • Débora Augusta Rossi Fantini
  • Janaína Santana
  • Larissa Carvalho Puglielli

CTIT

  • Flávia De Marco Almeida
  • Letícia Alves Vial
  • Mateus Reis Braga
  • Nathália dos Reis Santos Almeida
  • Raissa de Luca Guimarães