“Tem Ciência no Museu?”: Rede de Museus lança projeto para ampliar ações de comunicação da ciência a partir de acervos universitários

O Dia Internacional dos Museus (18 de maio) foi comemorado pela Rede de Museus da UFMG com o lançamento do projeto “Tem Ciência no Museu?”, financiado pela Fapemig. iniciativa vai proporcionar diversas experiências imersivas a estudantes e professores da educação básica ao longo dos anos de 2023 e 2024, com o intuito de  estimular a reflexão crítica sobre o método científico, suas relações com as demais formas de construção de conhecimento e também sobre a dinâmica de constituição e o valor do patrimônio universitário. Três atividades abriram os trabalhos do projeto:

1) A Rede de Museus lançou sua Agenda Científico-Cultural, que funcionará como importante canal de divulgação de atividades abertas ao público propostas por seus 25 espaços integrantes.

2) O Centro de Pesquisa, Memória e Documentação da Faculdade de Educação realizou e transmitiu, pelo Youtube, a conferência “Os Museus Distorcem as Ciências?”, ministrada pelo Prof. Bernardo Jefferson de Oliveira. Na ocasião, foram abordadas importantes tensões existentes entre a comunidade científica (seus protocolos discursivos, métodos e procedimentos) e as ações relacionadas à comunicação pública da ciência nos museus. Confira o vídeo:

3) No Museu da Matemática UFMG, as atividades seguiram duas linhas: visitas monitoradas no espaço e interação com uma mostra de jogos de tabuleiro no hall do ICEX. Estudantes de graduação e de duas escolas (uma pública, de ensino fundamental, e uma particular, de ensino médio) tiveram a oportunidade de conhecer jogos e desafios matemáticos que estimulam, de forma lúdica, o raciocínio lógico. Também vivenciaram a presença da matemática em outras áreas, como a arte e a arquitetura, construindo a ponte de Leonardo da Vinci e o Arco Catenário. O público visitante teve a oportunidade de jogar e criar estratégias para ganhar jogos como Mancala, Jogo Real de Ur, Senet, Tabula, Hnefatafl, entre outros, além de se divertir em grandes labirintos lógicos. Foi um dia de muito conhecimento e diversão!!!

As próximas ações do projeto “Tem Ciência no Museu?” ocorrerão no Centro de Memória da Enfermagem (Campus Saúde) e no Herbário Norte-Mineiro (Campus Montes Claros). Acompanhe a divulgação do projeto em nossas redes sociais.