Herbário Norte Mineiro encanta estudantes com a diversidade de plantas na I Mostra Ambiental da UFMG (Campus Montes Claros)

A manhã e a tarde do dia 5 de junho foram marcadas por um evento extraordinário no Campus Montes Claros da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A I Mostra Ambiental reuniu cerca de 900 estudantes do ensino básico de escolas do município para uma experiência incrível de aprendizado sobre o meio ambiente. Um dos destaques do evento que encantou os visitantes foi a diversidade de plantas da região.

Sob o tema “Descobrindo a incrível diversidade de plantas do norte de Minas Gerais”, o Herbário proporcionou aos estudantes um circuito de imersão nos ambientes naturais da região. Com a criação de terrários que reproduziram fielmente esses ambientes, os participantes puderam observar de perto a beleza e a complexidade das plantas locais.

Amostras de plantas típicas foram cuidadosamente selecionadas e disponibilizadas para manuseio e observação morfológica, permitindo que os estudantes explorassem as características únicas de cada espécie. A interatividade foi um dos pontos fortes do roteiro apresentado pelo Herbário, proporcionando aos estudantes uma experiência prática e envolvente.

Além da parte prática, o evento também foi enriquecido com conteúdo científico sobre a variedade de ambientes da região, os usos das espécies nativas e as ameaças à sua conservação. Além de instigar debates sobre a importância da preservação ambiental e o papel das plantas na manutenção do equilíbrio ecológico.

A participação do Herbário Norte Mineiro na I Mostra Ambiental foi especialmente significativa, uma vez que o evento foi realizado em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente e em colaboração com o projeto “Tem ciência no museu?”. Ao despertar o interesse dos estudantes pela botânica e pela ciência, o Herbário desempenhou um papel fundamental na conscientização ambiental, incentivando a preservação da biodiversidade e o cuidado com a natureza.

O evento também foi uma oportunidade para os estudantes conhecerem laboratórios e projetos relacionados ao meio ambiente, ampliando seu horizonte de conhecimento e inspirando-os a se envolverem em questões científicas e ambientais.

A I Mostra Ambiental da UFMG Campus Montes Claros foi um sucesso em todos os aspectos. Graças à participação entusiasmada dos estudantes e ao compromisso dos organizadores, os participantes puderam vivenciar uma jornada única de aprendizado e conscientização sobre a importância da biodiversidade e da conservação ambiental.

Baixe o material educacional da atividade