Herbário Norte Mineiro e Programa Biotemas da Unimontes promovem diálogo sobre a Flora do Norte de Minas Gerais em duas escolas estaduais

O Herbário Norte Mineiro, em parceria com o Programa Biotemas da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), realizou atividades em estandes educativos montados em duas escolas estaduais de Montes Claros, proporcionando uma imersão única na biodiversidade do Norte de Minas Gerais. A iniciativa visou abordar a riqueza da flora local especialmente em três importantes ecossistemas da região: a Floresta Decidual, conhecida como Mata Seca, o cerrado sentido restrito e os campos rupestres.

No dia 27 de setembro de 2023, o estande intitulado “A incrível e curiosa diversidade de plantas e vegetações do Norte de Minas Gerais” foi instalado na Escola Estadual Profª Cristina Guimarães, no Bairro Augusta Mota. Mais de 100 alunos participaram, explorando amostras de frutos, maquetes representativas, solos, plantas vivas e secas, proporcionando uma visão abrangente dos três ecossistemas mencionados. O conhecimento prévio dos estudantes sobre os usos populares das espécies apresentadas foi destacado, refletindo o contato próximo da população jovem de Montes Claros com a flora nativa.

Já no dia 29 de setembro de 2023, foi a vez da Escola Estadual Monsenhor Gustavo, localizada no Bairro Santo Inácio, receber o estande, atraindo cerca de 200 alunos para a imersão na biodiversidade local. Novamente, os estudantes puderam explorar as características das vegetações do Norte de Minas Gerais, participar de um jogo de identificação de espécies medicinais e se envolver em atividades práticas.

Além das exposições, a ação incluiu a promoção de um jogo de identificação de espécies medicinais, permitindo que os estudantes simulassem o processo de identificação científica de plantas, semelhante ao realizado por botânicos no dia a dia. Outras atividades desenvolvidas envolveram as chamadas “artes botânicas”, nas quais os alunos utilizaram amostras de plantas secas para criar marca-textos e peças de resina, estimulando a criatividade e a interação com as espécies.

A iniciativa promoveu a integração entre a universidade e a educação básica, proporcionando experiências enriquecedoras que aproximam os estudantes do conhecimento científico e da biodiversidade local.