A edição 1985 do Boletim UFMG é dedicada à 69ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que volta a ser realizada na Universidade depois de 20 anos. O evento reunirá, de 16 a 22 de julho, cerca de 10 mil pessoas por dia, que se envolverão em 240 atividades no campus Pampulha.

Ética na ciência, financiamento da pesquisa, redução das desigualdades e temas contemplados em programações específicas, como a SBPC Afro e Indígena, a SBPC Cultura, a SBPC Inovação e a SBPC Jovem, estão entre os destaques do principal evento científico do Brasil. Leia o conteúdo da edição.

Marco de dúvidas

SBPC vai discutir regulamentação da Lei 13.243/16 e seu impacto sobre as políticas de inovação nas universidades.

Na tenda
SBPC Jovem reunirá atividades de divulgação científica para crianças, jovens e familiares.

Festa da ciência
Integridade na pesquisa, financiamento, presença da mulher e temas emergentes figuram na programação da 69ª Reunião Anual da SBPC.

Convergências e distinções
SBPC Afro e Indígena passa a integrar programação científica e vai contemplar diferenças e questões comuns, como luta pela terra e produção de conhecimento.

SBPC é cultura
Evento conta com intensa programação artística intercalada à agenda acadêmico-científica.

Exposição no Centro Cultural aborda a desconstrução do esquecimento. Foto: Zirlene Lemos / UFMG

UFMG, 90: Inovação, diversidade, transformações
Para o reitor Jaime Ramírez e a vice-reitora Sandra Goulart Almeida, a realização da 69ª Reunião Anual no campus Pampulha vai estimular reflexões sobre o futuro da UFMG, da SBPC e da própria ciência e tecnologia brasileira.

Encarte

A UFMG em números
Informações sobre a comunidade universitária e indicadores acadêmicos.

Em defesa do futuro
SBPC Educação aprova moção pela revogação da Emenda Constitucional dos gastos públicos.