Busca no site da UFMG

Nº 1609 - Ano 34
12.05.2008

UFMG Educativa ganha prêmios com séries sobre migrações e SUS

Paulo Cerqueira
Paulo
Soraya e Gilberto: reportagem e trabalhos técnicos de série premiada

No ar há menos de três anos, a rádio UFMG Educativa (104,5) continua colecionando prêmios. A emissora faturou na semana passada o BNB de Jornalismo em Desenvolvimento Regional, conferido pelo Banco do Nordeste, na categoria Mídia Eletrônica – Rádio (premiação regional).

Intitulada Sem fronteiras: por onde caminham os brasileiros, a série trata do fenômeno migratório no país. Produzida por Soraya Fideles e Lucas Ávila, com trabalhos técnicos de Gilberto Correia, desdobrou-se em cinco reportagens e foi veiculada entre os dias 5 e 9 de novembro no Jornal UFMG, com reprise no UFMG Notícias.

A série retrata a migração entre regiões e municípios brasileiros provocada pelo trabalho temporário, a emigração para o exterior e o seu impacto sobre a economia das localidades beneficiadas pela remessa de divisas. A proposta da reportagem surgiu de audiência pública convocada em outubro pela Assembléia Legislativa de Minas Gerais para discutir o aumento do fluxo de brasileiros para o exterior em busca de trabalho.

A edição 2007 do Prêmio BNB de Jornalismo em Desenvolvimento Regional distribuiu prêmios no valor de R$ 122 mil, dos quais R$ 50 mil foram entregues aos veículos que produziram os cinco melhores trabalhos nas categorias Rádio, TV, Internet, Jornal e Foto, em nível nacional. O concurso foi dividido nas modalidades nacional, regional e universitário, além de ter destinado um prêmio especial a matérias veiculadas em cidades com menos de 100 mil habitantes. Concorreram mais de 170 profissionais e estudantes universitários com trabalhos divulgados em 64 veículos nacionais e regionais.

SUS

Este é o sétimo prêmio conquistado pela UFMG Educativa e o segundo em uma semana. No final de abril, a emissora recebeu o Prêmio Conass, do Conselho Nacional de Secretários de Saúde, com a série O SUS que temos, o SUS que queremos, formada por cinco reportagens sobre o Sistema Único de Saúde (SUS), que foram ao ar em agosto de 2007.

A produção ficou a cargo de Gustavo Cunha, sob a coordenação de Tacyana Arce, com trabalhos técnicos de Gilberto Correia. A mesma série já havia recebido o Prêmio Alexandre Adler de Jornalismo em Saúde, em outubro de 2007, no Rio de Janeiro.
As duas séries recentemente premiadas podem ser ouvidas no seguinte endereço: www.ufmg.br/online/radio/arquivos/004318.shtml.