Busca no site da UFMG

Nº 1609 - Ano 34
12.05.2008

Conferência de Cartagena
discutirá rumos da educação superior

 

Entre os dias 4 e 6 de junho, a cidade colombiana de Cartagena das Índias vai se transformar no grande fórum de discussão da educação superior da América Latina e do Caribe. A cidade sediará a Conferência Regional para a Educação Superior (CRES 2008), que pretende reunir representantes de 37 países, entre integrantes dos governos, educadores, dirigentes de instituições de ensino, estudantes e técnicos da área.

O secretário de Educação Superior do Brasil (SESu), Ronaldo Motta, que já confirmou sua presença no evento, enxerga na Conferência uma oportunidade para frear interesses da Organização Mundial do Comércio (OMC), que pretende submeter a educação às leis de mercado. "Em um país como o Brasil, com tamanhas disparidades sociais, é fundamental que o ensino superior enfoque a construção de políticas públicas”, alerta Motta.

De acordo com o secretário, ao se regulamentar e supervisionar a educação, seja pública ou privada, o que está em jogo é o fortalecimento da identidade cultural de um povo, seu compromisso ético e cívico para com o progresso do país e a elevação dos níveis de bem-estar social. “Para tanto, é necessário que a educação seja vislumbrada como um direito e não como um serviço“, afirma Ronaldo Mota.

Liderança

O pró-reitor de Graduação da UFMG, Mauro Braga, acredita que ao Brasil cabe papel de destaque neste cenário, marcado pela pressão de se levar a educação para um lugar similar às prateleiras, transformando-a em mercadoria. “Espero que o Ministério da Educação e as instituições federais de ensino superior do Brasil se façam presentes na Conferência e tenham uma atuação de destaque, de liderança para ratificar a educação como um direito”, diz o professor, que deve integrar a delegação da Universidade que participará da CRES 2008.

Para Braga, as decisões referendadas em Cartagena deverão definir o rumo das políticas de educação para a próxima década. “É preciso que a educação superior seja elevada ao status de política de Estado e não de governo”, defende.

As inscrições para a CRES 2008 são gratuitas e terminam em 15 de maio. Cerca de duas mil pessoas já confirmaram presença na Conferência. Para se inscrever, é preciso acessar a página www.cres2008.org. A promoção é do Instituto Internacional para a Educação Superior na América Latina e o Caribe (Iesalc) e do Ministério de Educação Nacional da Colômbia, com apoio da Associação Colombiana das Universidades (Ascun) e do Convênio Andrés Bello (CAB).