Conferência sobre o estresse cotidiano é destaque entre as atividades complementares desta terça
  • 25
  • 04
foto-joão-gabriel-programacao

Oferecer oportunidades de ampliação das possibilidades acadêmicas para a comunidade universitária é o objetivo das 16 palestras que serão realizadas amanhã, 25, no âmbito das Atividades Acadêmicas Complementares no turno noturno. As conferências estão programadas para os campi Pampulha e Montes Claros e para a Escola de Arquitetura e Faculdade de Direito.

Um dos destaques, a palestra O estresse nosso de cada dia, que será ministrada pelo professor João Gabriel Marques Fonseca [foto], também integra o ciclo de conferências dos 90 anos. O professor, que é médico e músico, pretende explicar o conceito de estresse do ponto de vista clínico, além de apontar os motivos pelos quais ele é prejudicial à saúde, o que pode ser feito para combatê-lo e porque se tornou um mal comum na sociedade. A conferência terá lugar no auditório nobre do CAD1, campus Pampulha, a partir das 19h.

No campus Montes Claros será realizada, às 19h10, no Auditório do Bloco C do Instituto de Ciências Agrárias, mais uma edição da série Ciclo de Palestras Gestão de Quê? O pró-reitor adjunto de Graduação, Walmir Matos Caminhas, abordará o tema da inteligência computacional no contexto da Indústria 4.0 ou quarta revolução industrial, termo que define a implantação de fábricas cada vez mais automatizadas e inteligentes. O objetivo do ciclo de palestras é estimular reflexões sobre a gestão de empreendimentos que atuam em áreas menos convencionais.

As atividades são abertas a todos os estudantes, docentes e servidores técnico-administrativos. Os interessados devem se inscrever pelo minhaUFMG. A participação valerá certificado e integralização de créditos apenas para os alunos de graduação que se inscreverem e assinarem a lista de presença. Os certificados serão disponibilizados eletronicamente para impressão.

Conheça as demais atividades:

Internet e a sociedade massivamente conectada
Luiz Filipe M. Vieira (Departamento de Ciência da Computação), 19h, no auditório 2 do Instituto de Ciências Exatas.

Aquisição da linguagem de crianças surdas
Regiane Pinheiro Agrella (Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos – Ufscar) e Tales Douglas Moreira Nogueira (diretor e ator teatral), às 19h, no auditório 1007 da Faculdade de Letras.

Indústria 4.0
Augusto Moura (CEO da IHM Engenharia -Stefanini) [foto], 19h, no auditório da Escola de Engenharia.

Infâncias, crianças e relações étnico-raciais
Tânia Aretuza Ambrizi Gebara (Centro Pedagógico), 19h, no Auditório Neidson Rodrigues da Faculdade de Educação.

Cinema comentado: Gattaca – o filme
Ana Paula Lucas Mota e Cristiane Alves Silva Menezes (Departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas), 19h, no auditório da Faculdade de Farmácia.

Auditoria governamental na administração pública federal
César Augusto Marx (auditor federal de finanças da Controladoria Geral da União), 19h, no auditório 3 da Faculdade de Ciências Econômicas.

Desigualdade e crescimento econômico
Fabrício Missio (Departamento de Ciências Econômicas), 19h, no auditório 1 da Faculdade de Ciências Econômicas.

Técnicas do Teatro do Oprimido
Rita Gusmão (Departamento de Fotografia, Teatro e Cinema) [foto]; Leonardo Vinicius Azevedo, Patrícia Costa Coelho, Maycow Machado, 19h, no prédio de Teatro da Escola de Belas Artes.

Relações de gênero e educação matemática
Maria Celeste Reis Fernandes de Souza (Professora de Pedagogia da Universidade Vale do Rio Doce – Univale), 18h30, na sala 3060 do Instituto de Ciências Exatas.

Oficina de jogos matemáticos
Fabricia Helene Mendes Tenorio e Jefferson Baeta (Monitores do Projeto Visitas, do Departamento de Matemática), 19h, na sala 2035 do Instituto de Ciências Exatas.

Educação Musical Inclusiva
Renato Tocantins Sampaio (Departamento de Instrumentos e Canto), 19h, no auditório da Escola de Música.

Fórum de Debates: Dialogando sobre o curso de educação física noturno da UFMG
Isabel Cristina Vieira Coimbra Diniz e Meily Assbu Linhales (Departamento de Educação Física), Ana Claúdia Porfírio (Departamento de Esportes), 19h, no auditório central da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO).

Administração pública consensual: possibilidades, limites e riscos
Florivaldo Dutra de Araújo (Departamento de Direito Público), 19h, na Sala da Congregação, segundo andar da Faculdade de Direito (Praça Afonso Arinos – Centro).

Tipografia: da tipografia de caixa à tipografia contemporânea.
Flávio Vignoli (Professor assistente do curso de Design da Fumec e proprietário de gráfica experimental de impressos tipográficos) e Ricardo Donato (designer gráfico), 18h, no auditório da Escola de Arquitetura (Rua Paraíba, 697 – Funcionários)

Mais Notícias
Estudantes no campus Pampulha. Foto: Foca Lisboa/ UFMG
  • 9 fev 2017
  • 0
Dados divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) mostram que, nesta primeira edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2017, a UFMG recebeu 171.825 inscrições para...
Plataforma no gramado da Reitoria terá 115 por 40 metros. Foto: Foca Lisboa/ UFMG
  • 27 jun 2017
  • 0
Plataforma no gramado da Reitoria terá 115 por 40 metros. Foto: Foca Lisboa/ UFMG   Resultados de modelagem tridimensional que incluem desde protótipos de desenho...
Laboratório no Departamento de Física: além da área de biotecnologia, patentes são geradas em diversas unidades. Foto: Foca Lisboa/ UFMG
  • 10 ago 2017
  • 0
Laboratório no Departamento de Física: além da área de biotecnologia, patentes são geradas em diversas unidades. Foto: Foca Lisboa/ UFMG   A UFMG é a...