Escola de Engenharia comemora 106 anos com homenagens a ex-alunos e entrega de medalha a Leo Heller
  • 22
  • 05
Ricardo Cioglia falou pelos engenheiros formados na turma de 1957. Foto: Foca Lisboa/ UFMG

Ricardo Cioglia falou pelos engenheiros formados na turma de 1957. Foto: Foca Lisboa/ UFMG

 

Diretor da Escola de Engenharia, Alessandro Fernandes Moreira. Foto: Foca Lisboa/ UFMGA Escola de Engenharia da UFMG comemorou, com solenidade no último sábado, 20, 106 anos de existência. Foram homenageados egressos com 60, 50 e 25 anos de formados. A comemoração é realizada desde 1934.

Na ocasião, o engenheiro e professor aposentado da UFMG Leo Heller recebeu a Medalha Conselheiro Cristiano Otoni, outorgada anualmente pelo governo de Minas Gerais a personalidade com contribuição destacada à engenharia. A medalha foi entregue pelo secretário estadual de Transportes e Obras Públicas, Murilo de Campos Valadares.

Depois de um café da manhã de congraçamento, discursaram o engenheiro civil Riccardo José Cioglia, representando os egressos de 1957, o engenheiro mecânico Aluisio de Aguiar Maia Saliba, pela turma de 1967, e o engenheiro metalúrgico José Vale de Matos Junior, um dos graduados em 1992.

“É um evento de caráter familiar, em que a Escola manifesta gratidão aos ex-alunos e mostra o que está realizando hoje”, comenta o diretor da unidade, Alessandro Fernandes Moreira [foto]. “A Escola de Engenharia tem a missão de formar profissionais e pessoas, incubando ideias e projetos capazes de contribuir para a transformação da sociedade.” A festa reuniu mais de 400 pessoas.

Leo Heller, que atuou no Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental, foi apresentado e saudado pelo ex-colega de departamento Carlos Augusto Chernicharo. Relator especial da ONU para os Direitos Humanos à Água e ao Esgotamento Sanitário, pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz, Heller é doutor em Epidemiologia pela UFMG e fez pós-doutorado na University of Oxford (Reino Unido). Foi chefe de departamento, diretor da Escola de Engenharia e pró-reitor adjunto de Pós-graduação.

 

Mais Notícias
Microscopia eletrônica será tema de um dos 53 minicursos oferecidos. Foto: Foca Lisboa
  • 1 jun 2017
  • 0
Microscopia eletrônica será tema de um dos 53 minicursos oferecidos. Foto: Foca Lisboa   Os estudantes da UFMG que se inscreverem nos minicursos oferecidos durante...
Conferência foi realizada no Centro de Atividades Didáticas de Ciências Naturais (CAD1). Foto: Foca Lisboa/ UFMG
  • 18 maio 2017
  • 0
“O mundo é bem maior que Trump”, afirmou em tom otimista o coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Mudanças Climáticas, Carlos Nobre,...
Lincoln Andrade rege concerto do Ars Nova durante a última edição do Festival de Inverno. Divulgação / Ars Nova - Coral da UFMG (facebook)
  • 28 ago 2017
  • 0
Lincoln Andrade rege concerto do Ars Nova durante a última edição do Festival de Inverno. Divulgação / Ars Nova – Coral da UFMG (facebook)  ...