Congresso Nacional de Saúde será aberto hoje, na Faculdade de Medicina
  • 28
  • 08
Atividades vão abordar diversos aspectos da promoção da saúde. Foto: Prefeitura de João Pessoa (PB)

Atividades vão abordar diversos aspectos da promoção da saúde. Foto: Prefeitura de João Pessoa (PB)

 

Começa nesta tarde, na Faculdade de Medicina da UFMG, o 4º Congresso Nacional de Saúde, com o tema Promoção da saúde: interfaces, impasses e perspectivas. O evento segue até a próxima quarta, 30. Ainda podem ser feitas inscrições, no local das atividades. Veja a programação do congresso, que integra as comemorações dos 90 anos da Universidade.

A promoção da saúde com ênfase em idosos, mulheres, moradores de rua e usuários de drogas será abordada na primeira mesa, a partir das 14h, presidida pela vice-reitora da UFMG, Sandra Goulart Almeida. O debate terá a participação de Rob Stephenson e Erin Kahle, da Universidade de Michigan, e de Edgar Nunes de Moraes e Palmira Bonolo, da UFMG.

As discussões do Congresso serão estruturadas em quatro eixos. Com Atenção primária: medicina de família e comunidade, a proposta é estimular a prática de uma medicina centrada na pessoa assistida, e não no serviço de saúde ou no lucro. O foco do segundo eixo – Qualidade de morte e estratégia de valorização da vida – é a assistência que visa ao alívio do sofrimento, quando se esgotaram as possibilidades de cura.

Fragilidades do acolhimento dos serviços de saúde a jovens negros, idosos, usuários de drogas, prostitutas e travestis, entre outros sujeitos, serão abordadas no eixo Violência na sociedade contemporânea. E o apoio da espiritualidade e de terapias complementares para a qualidade de vida é o tema central do eixo transversal Práticas integrativas e complementares e saúde e espiritualidade.

Esse será também o tema da conferência magna, às 18h de hoje, a cargo do professor Alexander Moreira, da Universidade Federal de Juiz de Fora. Coordenador das sessões de espiritualidade e de psiquiatria das associações mundial e brasileira de Psiquiatria, ele vai abordar o tema Cuidando do corpo e do espírito na promoção da saúde.

A programação do evento inclui ainda simpósios sobre assuntos como combate à obesidade e educação em saúde. Outras informações estão disponíveis no site do 4º Congresso Nacional de Saúde.

Mais Notícias
Obras de Portinari inspiradas no livro de Cervantes
  • 17 jul 2017
  • 0
De hoje, 17, até 20 de setembro, estará aberta para visitação, de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h, no Espaço Expositivo do Conservatório UFMG,...
CONCERTO COM A ORQUESTRA FILARMONICA DE MINAS GERAIS..
LOCAL: GRAMADO DA REITORIA DA UFMG, PAMPULHA, BH, MINAS GERAIS, BRASIL.
DATA: 21/05/2009
FOTO:  ©ANDRE FOSSATI
  • 8 jun 2017
  • 0
Filarmônica se apresentou na UFMG pela primeira vez em maio de 2009, no ciclo Sentimentos do mundo. Foto: André Fossati   Na próxima terça-feira, 13,...
Leonor Gonçalves: mapeamento de habilidades, competências e capacitações. Foto: Foca Lisboa/ UFMG
  • 27 out 2016
  • 0
A programação da Semana do Servidor no campus Pampulha foi oficialmente aberta na manhã desta terça-feira, 25, em solenidade no auditório da Reitoria. As atividades,...