Em seminário, reitores debatem papel e gestão das universidades latino-americanas
  • 01
  • 09
7º Seminário Universidade, Sociedade, Estado, organizado pela Associação de Universidades Grupo Montevideo (AUGM), rede de universidades públicas da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai, e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Nesta terça, 5, a UFMG sedia o 7º Seminário Internacional Universidade, Sociedade, Estado, com o tema O papel das universidades públicas no cenário atual. O evento, que integra as comemorações dos 90 anos da UFMG, vai contar com a presença de reitores de instituições latino-americanas e dirigentes da Associação de Universidades Grupo Montevideo (AUGM). Eles vão debater os desafios enfrentados na gestão das instituições públicas de ensino superior da região e sua importância para o desenvolvimento de seus países.

Aberto ao público, o evento ocorre no Centro de Atividades Didáticas 2 (CAD 2), no campus Pampulha da UFMG. Interessados em participar podem se inscrever gratuitamente no site do evento. Haverá emissão de certificados.

Programação

9h: Mesa de abertura: reitor e vice-reitora da UFMG, Jaime Ramírez e Sandra Goulart Almeida, secretário executivo da AUGM, Alvaro Maglia, presidente da AUGM e reitor da Universidad Mayor de San Andrés, na Bolivia, Waldo Albarracín [foto ao lado], e o vice-presidente da AUGM e reitor da Universidad Nacional del Este, no Paraguay, Gerónimo Laviosa.

9h30: Conferência de abertura: Mudanças na ordem global e o papel das universidades públicas na América latina, ministrada pelo professor emérito da UFMG Clélio Campolina.

11h: Mesa-redonda: Ensino público, desenvolvimento humano, social e econômico. A mesa será moderada por Alicia Bardón, reitora da Universidad Nacional de Tucumán, na Argentina. Participarão Juan Manuel Silvero, da Universidad Nacional de Asunción, no Paraguay, Marcelo Abdala, da Central Única de Trabalhadores do Uruguay, e Roberto Leher, reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

14h30: Mesa-redonda Financiamento das educação superior. A mesa será moderada por Gerónimo Laviosa, vice-presidente de AUGM, e contará com a participação dos reitores Jaime Ramírez, da UFMG, Marcelo Knobel, da Unicamp, e Aldo Valle, da Universidad de Valparaiso, no Chile.

16h30: Mesa-redonda Universidade pública, integração, cooperação e desenvolvimento regional. A moderação será de Roberto Markarian, reitor da Universidad de la Republica, do Uruguay. Participam Héctor Floriani, reitor da Universidad Nacional de Rosario, na Argentina, Zaira Turchi, do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Apoio à Pesquisa, e Tamara Naiz, da Organização Latino-americana e Caribenha de Estudantes (Oclae).

18h: Encerramento: reitor Jaime Ramírez, presidente da AUGM, Waldo Albarracín, e moderadores das mesas-redondas realizadas ao longo do dia.

Mais Notícias
Apresentação da orquestra filarmônica de Minas Gerais no gramado da Reitoria da UFMG, em 2017. Foto: Foca Lisboa / UFMG
  • 14 jun 2017
  • 0
Na noite desta terça-feira, em sua apresentação na UFMG, a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais foi recebida por aquela que talvez tenha sido a maior...
Ricardo Cioglia falou pelos engenheiros formados na turma de 1957. Foto: Foca Lisboa/ UFMG
  • 22 maio 2017
  • 0
Ricardo Cioglia falou pelos engenheiros formados na turma de 1957. Foto: Foca Lisboa/ UFMG   A Escola de Engenharia da UFMG comemorou, com solenidade no...
Painel ilustra resistência estudantil na UFMG durante o regime militar. Foto Cyro Almeida / Divulgação
  • 30 jun 2017
  • 0
Painel ilustra resistência estudantil na UFMG durante o regime militar. Foto Cyro Almeida / Divulgação   Aberta a visitação pública até 31 de agosto, no...