Neste domingo, 3, das 8h às 13h, a UFMG realiza mais uma edição do seu já tradicional Domingo no campus, desta vez em comemoração aos 90 anos da Universidade, que serão completados no dia 7 de setembro. A novidade da edição é uma corrida de 4,7 quilômetros e de dificuldade moderada, que será disputada nas vias e trilhas do campus Pampulha.
“Essa corrida será diferente das provas convencionais, que geralmente ocorrem no asfalto. A nossa terá um trajeto muito atraente, dentro do campus, passando por trilhas e locais agradáveis que muitas pessoas não conhecem”, afirma o professor Reginaldo Gonçalves, da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO), um dos organizadores da atividade.
As vagas para a Corrida 90 anos UFMG se esgotaram 24 horas após a abertura das inscrições. No entanto, uma diversificada agenda de atrações está programada para o gramado da Reitoria e o bosque da Escola de Música. Entre elas, uma oficina de pipas, que pretende reunir familiares e amigos em torno de antiga brincadeira para colorir o céu do campus Pampulha.
Outro destaque é o projeto Tô de boa, tô no campus, formado por monitores do Programa de Educação Tutorial de Educação Física e Lazer da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO). Eles vão se revezar na orientação de práticas esportivas e recreativas, como futebol, peteca, slackline, dança e pintura.
A equipe do Bike Anjo BH – rede de ciclistas experientes que ensina a pedalar e incentiva o uso da bicicleta como meio de transporte – também voltará à UFMG nesta edição. Para participar, é recomendável que os participantes tragam suas bicicletas e equipamentos de proteção.
Ao mesmo tempo, bolsistas de extensão do projeto Serelepe, da Escola de Belas Artes, vão ministrar a oficina PaTumTum, na qual ensinarão brincadeiras e cantigas de roda aos interessados. A programação completa do Domingo no campus pode ser consultada no seu Facebook. O evento é gratuito e aberto ao público amplo da cidade.
“Essa é a décima edição do Domingo no Campus desde que o projeto foi retomado, em 2015. Avaliando essa trajetória, acredito que nosso principal objetivo – integrar a universidade com a cidade e apresentar o campus como um espaço de encontros – está sendo cumprido”, diz a pró-reitora de Extensão, Benigna Maria de Oliveira.
Benigna destaca a participação de estudantes e servidores docentes e técnico-administrativos da UFMG na proposição e realização de atividades no evento. “Percebemos que a cada edição o público aumenta e se diversifica. O evento já está consolidado no calendário da UFMG e cada vez mais integrado à agenda de Belo Horizonte”, diz.
Eliane Ferreira, assessora da Pró-reitoria de Administração (PRA), afirma que o campus está preparado para receber a comunidade. “A infraestrutura será a mesma oferecida em outras edições: equipe de segurança, alimentação com food trucks e banheiros químicos”, enumera.
(Com equipe de comunicação da Pró-reitoria de Extensão)
Comentários (0)
Deixe uma resposta