Cerimônia de entrega do título de professor emérito aos docentes Vera Alvarenga Nunes e Rômulo Cerqueira Leite marca a abertura das comemorações dos 85 anos de fundação da Escola de Veterinária da UFMG. A solenidade será realizada nesta quinta-feira, dia 9, a partir das 19h, no auditório da Reitoria, no campus Pampulha.
“São pessoas de grande relevância na história da Escola”, afirma o professor Renato de Lima Santos, diretor da Unidade. “Vera é uma liderança forte, visionária, que contribuiu decisivamente para a consolidação de nossa pós-graduação”, resume.
Em relação a Rômulo Cerqueira, ele afirma que se trata de “uma referência na área de ciência animal, cuja influência ultrapassou os limites da Escola de Veterinária, alcançando organismos governamentais, como o Ministério de Agricultura, e agências de fomento”.
Professora titular da UFMG, Vera Alvarenga Nunes é graduada em Medicina Veterinária pela Escola de Veterinária, com especialização em Patologia e mestrado em Medicina Veterinária, ambos pela UFMG. Atua na área de patologia animal, com ênfase em doença periodontal, cara inchada, cálcio, fósforo, bovino e controle e reversão.
Também professor titular, Rômulo Cerqueira Leite é graduado pela Universidade Federal Fluminense, com mestrado nas áreas de Medicina Veterinária Preventiva e em Reprodução Animal pela UFMG. Cursou doutorado em Ciências Veterinárias – área de Parasitologia – na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, da qual é live-docente.
Ciclo de palestras
Comissão instituída pela Escola de Veterinária preparou ampla programação comemorativa dos 85 anos da Unidade. Entre os destaques está o ciclo de palestras que reunirá professores da Casa para abordar temas científicos e históricos da medicina veterinária. A série será aberta no dia 30 de março pelo professor José Sérgio de Resende, que falará sobre a trajetória da Escola de Veterinária. A história da Unidade também será registrada em livro, com previsão de lançamento em data próxima ao Dia do Médico Veterinário, em 9 de setembro.
“Embora possa parecer jovem frente a outras instituições no cenário mundial, a Escola de Veterinária, para os padrões brasileiros, é uma instituição extremamente tradicional e sólida e contribuiu para o desenvolvimento da Medicina Veterinária no país”, afirma Renato Lima Santos.
O marco inaugural da Unidade é o curso superior de Veterinária na Escola Superior de Agricultura do Estado de Minas Gerais, instalado em 1º de março de 1932. No campus Pampulha, a unidade está instalada desde 1974. Atualmente, conta com quatro departamentos e três órgãos complementares – Hospital Veterinário, Laboratório de Aquacultura e Fazenda Experimental Professor Hélio Barbosa. Oferece cursos da pós-graduação em Ciência Animal e Zootecnia e residência médica em 19 áreas de concentração.
Leia mais sobre as comemorações em matéria publicada no site da Unidade, que também traz um breve relato de sua história.
(Com informações da Assessoria de Comunicação da Escola de Veterinária)