Exposição que une Cervantes, Portinari e Drummond e inscrições para curso de música barroca movimentam Conservatório
  • 17
  • 07
Obras de Portinari inspiradas no livro de Cervantes

Desenho de Portinari que retrata cena de Dom Quixote.

De hoje, 17, até 20 de setembro, estará aberta para visitação, de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h, no Espaço Expositivo do Conservatório UFMG, a exposição D. Quixote – Portinari e Drummond: releituras de Cervantes, organizada pela Diretoria de Ação Cultural. A mostra integra a programação da SBPC Cultura, que será realizada durante da 69ª Reunião Anual da SBPC, de 16 a 22 de julho, e também faz parte das comemorações dos 90 anos da Universidade.

Segundo Fabrício Fernandino, professor da Escola de Belas Artes e curador da exposição, em 2016, ano dos quatro séculos da morte do escritor espanhol Miguel de Cervantes, a Universidade recebeu a doação de um exemplar da publicação Cervantes, Portinari – Dom Quixote – Drummond. No documento estão reproduzidos 21 desenhos de Cândido Portinari e 21 glosas de Carlos Drummond de Andrade, criadas a partir de releitura e interpretação da obra O engenhoso fidalgo Dom Quixote de La Mancha, de Cervantes.

A mostra é uma oportunidade para homenagear o autor espanhol, expondo um acervo de publicações sobre sua obra mais conhecida. Também são mostradas outras representações artísticas sobre o tema, como uma projeção da coleção de gravuras completas de Gustave Doré e esculturas do professor da UFMG e escultor José Amâncio de Carvalho. Visitas de escolas devem ser agendadas pelo telefone (31) 3409-8300.

D. Quixote – Portinari e Drummond: releituras de Cervantes foi originalmente montada no Espaço Expositivo da Reitoria por ocasião da abertura das comemorações dos 90 anos da UFMG. Veja matéria publicada no Boletim UFMG à época.

Música barroca

Também a partir de hoje, 17, o Conservatório recebe inscrições para o curso A semântica das paixões: razões, afetos e delírios na música barroca. A formação trata do repertório barroco (1580 – 1750) considerando suas conexões com outras manifestações artísticas e sua contextualização sociocultural. A abordagem musical vai utilizar a retórica e a fenomenologia. A matrícula deve ser feita até 17 de agosto, no site da Fundep.

São oferecidas 40 vagas para maiores de 18 anos, três delas reservadas a bolsistas. Não é necessário ter conhecimento musical prévio para participar do curso. As aulas serão ministradas no Conservatório UFMG, sempre às terças-feiras, das 18h30 às 21h, a partir de 22 de agosto. O investimento é de R$ 450, à vista ou parcelados em até quatro vezes.

O Conservatório UFMG fica na Avenida Afonso Pena, 1.534, Centro. Outras informações podem ser obtidas no site da instituição.

(Com Setor de Comunicação do Conservatório UFMG)

Mais Notícias
Trailer do filme O renascimento do parto, que trata do tema.
  • 4 maio 2017
  • 0
Foto: Trailer do filme O renascimento do parto, que trata do tema   A exposição Sentidos do nascer vai ganhar nova temporada neste semestre, como...
Ponte de Fragnée / Province de Liège/ servicecom
  • 7 ago 2017
  • 0
A vice-reitora Sandra Goulart Almeida e os professores Fábio Alves, diretor de Relações Internacionais, e Luiz Carlos Villalta, do Departamento de História, vão representar a...
Foto: Lucas Braga/ UFMG
  • 15 maio 2017
  • 0
O campus regional da UFMG em Montes Claros comemora 41 anos de fundação nesta segunda-feira, 15. Para celebrar a data, estão programadas homenagens, conferência no...