Exposição que une Cervantes, Portinari e Drummond e inscrições para curso de música barroca movimentam Conservatório
  • 17
  • 07
Obras de Portinari inspiradas no livro de Cervantes

Desenho de Portinari que retrata cena de Dom Quixote.

De hoje, 17, até 20 de setembro, estará aberta para visitação, de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h, no Espaço Expositivo do Conservatório UFMG, a exposição D. Quixote – Portinari e Drummond: releituras de Cervantes, organizada pela Diretoria de Ação Cultural. A mostra integra a programação da SBPC Cultura, que será realizada durante da 69ª Reunião Anual da SBPC, de 16 a 22 de julho, e também faz parte das comemorações dos 90 anos da Universidade.

Segundo Fabrício Fernandino, professor da Escola de Belas Artes e curador da exposição, em 2016, ano dos quatro séculos da morte do escritor espanhol Miguel de Cervantes, a Universidade recebeu a doação de um exemplar da publicação Cervantes, Portinari – Dom Quixote – Drummond. No documento estão reproduzidos 21 desenhos de Cândido Portinari e 21 glosas de Carlos Drummond de Andrade, criadas a partir de releitura e interpretação da obra O engenhoso fidalgo Dom Quixote de La Mancha, de Cervantes.

A mostra é uma oportunidade para homenagear o autor espanhol, expondo um acervo de publicações sobre sua obra mais conhecida. Também são mostradas outras representações artísticas sobre o tema, como uma projeção da coleção de gravuras completas de Gustave Doré e esculturas do professor da UFMG e escultor José Amâncio de Carvalho. Visitas de escolas devem ser agendadas pelo telefone (31) 3409-8300.

D. Quixote – Portinari e Drummond: releituras de Cervantes foi originalmente montada no Espaço Expositivo da Reitoria por ocasião da abertura das comemorações dos 90 anos da UFMG. Veja matéria publicada no Boletim UFMG à época.

Música barroca

Também a partir de hoje, 17, o Conservatório recebe inscrições para o curso A semântica das paixões: razões, afetos e delírios na música barroca. A formação trata do repertório barroco (1580 – 1750) considerando suas conexões com outras manifestações artísticas e sua contextualização sociocultural. A abordagem musical vai utilizar a retórica e a fenomenologia. A matrícula deve ser feita até 17 de agosto, no site da Fundep.

São oferecidas 40 vagas para maiores de 18 anos, três delas reservadas a bolsistas. Não é necessário ter conhecimento musical prévio para participar do curso. As aulas serão ministradas no Conservatório UFMG, sempre às terças-feiras, das 18h30 às 21h, a partir de 22 de agosto. O investimento é de R$ 450, à vista ou parcelados em até quatro vezes.

O Conservatório UFMG fica na Avenida Afonso Pena, 1.534, Centro. Outras informações podem ser obtidas no site da instituição.

(Com Setor de Comunicação do Conservatório UFMG)

Mais Notícias
Ciclo de Conferências UFMG, 90
  • 13 mar 2017
  • 0
Ciclo que reunirá nomes importantes do Brasil e do exterior começa com conferências de Artur Avila e Ana Martins Marques Da Redação* O campus Pampulha...
Estudantes no campus Pampulha. Foto: Foca Lisboa/ UFMG
  • 9 fev 2017
  • 0
Dados divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) mostram que, nesta primeira edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2017, a UFMG recebeu 171.825 inscrições para...
Clélio Campolina vai discutir os desafios e imperativos para a ciência e a tecnologia brasileiras. Foto: Foca Lisboa/ UFMG
  • 26 jun 2017
  • 0
Clélio Campolina vai discutir os desafios e imperativos para a ciência e a tecnologia brasileiras. Foto: Foca Lisboa/ UFMG   Cerca de 60 docentes e...