Faculdade de Letras sedia colóquio internacional sobre intermidialidade
  • 12
  • 04
Faculdade de Letras vai sediar parte das atividades do colóquio. Foto: Foca Lisboa/ UFMG

De 9 a 13 de maio, a Faculdade de Letras e o Centro de Atividades Didáticas 2 (CAD 2) vão receber o colóquio internacional Escrita, som, imagem, que ocorre em conjunto com a 6ª Jornada Intermídia e integra a programação das comemorações dos 90 anos da UFMG. Os trabalhos a serem apresentados tratam de música, artes visuais, cinema, teatro, arquitetura e, sobretudo, literatura, sempre sob perspectiva interdisciplinar.

Haverá comunicações de professores, pesquisadores e estudantes de pós-graduação do Brasil e do exterior. O processo de submissão de trabalhos está encerrado, mas o evento está aberto à participação de ouvintes, mediante inscrição, que custa R$ 50 e poderá ser feita até 8 de maio.

Conferências

Além de mesas-redondas, painéis e sessões coordenadas, o evento terá quatro conferências de pesquisadores estrangeiros de destaque, uma por dia. No início da tarde do dia 9, terça-feira, Irina O. Rajewsky, professora de literatura francesa e literatura italiana na Universidade Livre de Berlim, na Alemanha, vai propor delimitações conceituais na conferência Intermidialidade e/ou transmidialidade? Definição do campo.

As demais conferências serão ministradas pela manhã. No dia 10, quarta, Walter Bernhart, professor aposentado de literatura inglesa na Universidade de Graz, na Áustria, vai abordar o mundo pop contemporâneo na comunicação De Orfeu a Bob Dylan: a história dos estudos da palavra e da música. A seguir, no dia 11, Claus Clüver, professor emérito de literatura comparada na Universidade de Indiana, nos Estados Unidos, fará a conferência Textos intermídias e problemas da tradução: os “ideogramas” concretos brasileiros.

Por fim, no dia 12, sexta-feira, Véronique Plesch, professora de história da arte no Colby College, nos Estados Unidos, vai ministrar a conferência O muro e a pele: escrita, reescrita e cruzamento de fronteiras, em que vai propor analogias entre tatuagem e grafite.

“Todos os conferencistas estrangeiros que estamos trazendo para o evento têm um pé na literatura”, afirma Thaïs Flores Nogueira Diniz, professora aposentada da Faculdade de Letras. Thaïs coordena o grupo de pesquisa Intermídia: estudos sobre a intermidialidade, responsável pela organização colóquio. “Fizemos cinco jornadas intermídia nos últimos anos com essa mesma temática, sempre contando com pesquisadores estrangeiros. Neste ano, pela primeira vez, estamos realizando o colóquio paralelamente à jornada”, explica.

O Intermídia congrega professores de diferentes unidades da UFMG – como a Faculdade de Letras, a Escola de Música, a Escola de Belas Artes e o Departamento de Comunicação Social da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich) – e de outras universidades brasileiras e do exterior. As palestras em inglês contarão com tradução simultânea. Outras informações podem ser obtidas no site do colóquio.

Mais Notícias
Reitores da UFMG e PUC Minas divulgam carta aberta sobre atual momento político
  • 19 maio 2017
  • 0
Os abalos que assolam a vida política e social no Brasil, “seguidos e cada vez mais preocupantes”, que levam “à sensação de que a corrupção...
Banner SBPC
  • 23 jun 2017
  • 0
Alunos de pós-graduação stricto sensu da UFMG que apresentarem justificativa comprovando necessidade terão acesso gratuito às atividades 69ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o...
Saída de estudantes abraçados da escola de Medicina da UFMG, durante o III ENE (Encontro Nacional de Estudantes). em 1977. Foto: Euler Cássia/  Acervo Jornal Hoje em Dia
  • 2 jun 2017
  • 0
Saída de estudantes abraçados da escola de Medicina da UFMG, durante o III ENE (Encontro Nacional de Estudantes). em 1977. Foto: Euler Cássia/  Acervo Jornal...